21 de janeiro de 2022

Clube Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Parque Araruama. Foto:Deborah Vitória

Na manhã desta sexta-feira, 21 de janeiro, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti realizou no Parque Natural Municipal Jardim Jurema, na Venda Velha, uma atividade com crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Eles conheceram a história do local, aprenderam mais sobre preservação ambiental, participaram de uma trilha até a Pedra do Leão e lá plantaram 70 mudas de árvores frutíferas e nativas da mata atlântica. O grupo é do Clube Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Parque Araruama. A subida durou menos de 30 minutos, lá do alto é possível ter uma visão ampla da cidade e uma parte das Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro

Atividade ambiental. Foto: Deborah Vitória

O secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, André Mazzoni, aproveitou para falar sobre a importância de cuidar do planeta: “A população precisa entender que cuidar do meio ambiente não é só algo que ficará para o futuro, mas também interfere diretamente no presente. Pois precisamos agir para que as futuras gerações tenham um lugar melhor para viver.”

O município, que tem a maior densidade demográfica da América Latina, possui cinco áreas de proteção ambiental: Jardim Limoeiro, Vila Andorinha, Aeronáutica, Santo Antônio e Parque Vitória. Além de duas áreas de interesse ambiental, Boa Vista (Morro do Pau Branco) e o Horto Botânico Meritiense. Meriti está entre as 16 cidades que vão receber o programa Florestas do Amanhã, iniciativa do Governo do Estado em cumprimento do Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases do efeito estufa com o plantio e a recuperação de vegetação. A meta para São João é replantar 50 hectares, o equivalente a cerca de 100 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, em todas as áreas de preservação ambiental do município.