3 de outubro de 2020.

Milhares de cães e gatos foram imunizados durante a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2020, em São João de Meriti, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Neste sábado (3/10), a prefeitura, por meio da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, administrou as vacinas em três locais diferentes da cidade, contribuindo para o combate a raiva, doença que, quando transmitida aos humanos, tem risco de morte. 

Alex de Souza e a pequena Alice foram até a Escola Estadual Praça da Bandeira (Vilar dos Teles), para vacinarem sua cadela Mel: “Animais sem vacina podem morder e contaminar até crianças, vacinar é importante”, disse o pai.

Em outro ponto da cidade, no CIEP 132 – São João Bosco (Éden), foi a vez de outra família Souza comparecer com seus pets para vacinação, a confeiteira Marcela falou sobre o que achou: “Trouxemos nossos quatro cães e notei que este ano está sendo muito melhor que os anos anteriores, tudo certinho”.

Enquanto isso na Vila Tiradentes, Rafael e Ana Maria Guimarães aproveitaram a ação no CIEP 138 – Dauta Barreto para levar o mascote da família, o cachorrinho Palhaço. “Moro aqui do lado, e temos que aproveitar a iniciativa”, afirmou.

De acordo com a superintendente da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Drª Gilda Barbosa, nos últimos cinco anos houve registros de casos de raiva humana, tanto no país, como no estado do Rio de Janeiro, o que mostra que a imunização é fundamental:

“A única forma de prevenção é a vacina animal, a partir do momento que acontece a imunização eles não contraem a raiva e por consequência não a transmitem para as pessoas”, disse.

Gilda ressalta ainda que haverá outros dois dias de campanha na cidade e que, em virtude da pandemia de coronavírus, as pessoas precisam manter as medidas de isolamento e distanciamento social:

“Nossos funcionários estão devidamente equipados, mas pedimos às pessoas que venham de máscaras e mantenham o distanciamento na fila”, completou.

Outros dias e locais

A campanha conta ainda com apoio de acadêmicos de medicina veterinária, agentes do Ministério da Saúde, além dos funcionários da prefeitura, que também atuarão nos próximos dois dias de campanhas, que são:

 Dia 17 de outubro

– Colégio Estadual Jardim Meriti: Rua Genuíno Siqueira, 1076 – Jardim Meriti

– Escola Estadual Vilar dos Teles: Rua Copacabana, s/nº – Vilar dos Teles

– Escola Estadual Aníbal Viriato: Avenida Automóvel Clube, 555 – Vilar dos Teles

Dia 24 de outubro

– Praça da Matriz: Centro

– Guarda Municipal: Rua Valério Vilas Boas, s/nº – Centro

– Sede da Vigilância Sanitária: Rua Adelino Gonçalves, 100 – Coelho da Rocha

– Clínica Veterinária Rio Vet: Rua Silvino Martins, 3 – Centro

– Quadra do Dinho: Rua Silvino Martins, 3 – Centro

– Clínica Veterinária Dr. Estéfano: Rua Waldir Lafuente Freire, 31 – Éden

– Igreja Católica N. S. Aparecida: Rua Manoel Gama, 320 – Gato Preto

– Igreja Católica Padre Paulo: Rua Antônio Hermont, 107 – São Mateus

– Aníbal Viriato de Azevedo: Rua Pastor Joaquim Rosa, s/nº – Vilar dos Teles

– Shopping Grande Rio: Rua Maria Soares Sendas, 111 – Parque Barreto

Excepcionalmente no dia 24 de outubro, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família também farão a vacinação, confira a lista aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>