23 de março de 2020.

Embora os dados mais atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontem para uma população estimada em 472.406 habitantes (2019), de acordo com o último censo, que ocorreu em 2010, São João de Meriti possui oficialmente 458.673 habitantes, o que nos coloca como oitavo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro, e resulta em uma densidade populacional de 13 mil habitantes por km².

Levantamento do IBGE

Por conta do excesso pessoas vivendo em um espaço tão pequeno, cerca de 35 km², a cidade ganhou o apelido de “Formigueiro das Américas”.

Diante disso, é altamente recomendado o isolamento social, medida muito eficaz para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Do contrário, as chances de contágio serão muito maiores.

A Prefeitura de São João de Meriti vem tomando medidas para esvaziar as ruas da cidade, como a proibição do comércio, redução de carga de trabalho, suspensão de feiras livres, academias, dentre outros. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto os casos suspeitos de coronavírus, realizando os testes junto ao Governo do Estado e disponibilizando leitos, se necessário.

A Defesa Civil Municipal está alertando a população através das sirenes de emergência, bem como as redes sociais da prefeitura (Facebook e Instagram) estão em constantemente divulgando informação aos meritienses.

O prefeito da cidade, Dr. João, vem realizando vídeos para manter um melhor contato com os munícipes e pede a todos que se informem apenas pelos canais oficiais, evitando desinformação causadas por fake news.

Até o momento desta reportagem, 32 casos suspeitos da covid-19 estão em análise e nenhum caso de coronavírus foi confirmado na cidade. “Pedimos a todos que puderem que continuem em casa e confiem em seus governantes”, completou o prefeito.

Para entender mais sobre o crescimento da cidade, assista o primeiro episódio da websérie “Nossa Cidade, Nossa Realidade”, produzido pela Prefeitura de São João de Meriti.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>