Menu fechado
O Centro Cirúrgico é no quarto andar do prédio. Foto: Edgar Maciel

São João de Meriti viveu um momento histórico nesta sexta-feira (20/12) com a inauguração do Hospital Municipal, o primeiro da cidade. O novo equipamento de saúde oferece serviços de alta complexidade, com futuros tratamentos nas áreas de Oncologia e de Hemodinâmica.

O hospital possui uma estrutura moderna de quatro andares, equipada com 63 leitos para clínica médica, 20 leitos para enfermaria oncológica, 22 leitos de CTI e laboratórios. O prédio conta ainda com um anexo e quatro elevadores, garantindo acessibilidade e conforto aos pacientes. Com essa nova infraestrutura, a cidade passará a contar com um centro de saúde que diminui a necessidade de deslocamento para outras regiões em busca de atendimento especializado.

O CTI possui 22 leitos para pacientes graves. Foto: Edgar Maciel

A nova unidade promete transformar o cenário da saúde pública na região. O secretário municipal de Saúde Dr. Altair Soares Neto destacou a importância do equipamento: “Hoje é um dia de muita felicidade. A partir de agora, o cidadão meritiense poderá ser internado e tratado no seu próprio município, de forma oficial. Isso é uma grande vitória da população. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde que trabalhou incansavelmente para que esse equipamento fosse inaugurado”, afirmou ele.

História da construção

A transformação do PAM Meriti em Hospital Municipal começou em 2019, com a promessa de levar atendimento especializado aos moradores de São João de Meriti.

No entanto, a pandemia de COVID-19 causou a paralisação das obras em 2020, quando a prioridade passou a ser a criação de leitos exclusivos para pacientes com a doença.

Em 2022, as obras foram retomadas e, para atender a demanda, um Hospital Modular com 20 leitos foi construído anexo à UPA do Jardim Íris. Esse esforço foi necessário para que essa estrutura pudesse ser construída.

O terceiro andar é composto por uma cozinha industrial que produzirá a refeição dos pacientes e funcionários. Foto: Edgar Maciel

A Diretora Técnica do Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense (Cisbaf) Dra. Márcia Ribeiro ressaltou o impacto positivo que a unidade terá: “Esse hospital não é importante só para São João, mas sim para toda a Baixada. Eu tenho orgulho de estar aqui hoje, representando não só o Cisbaf, mas também a minha pessoa e a minha família, como meritiense de sangue”, afirmou emocionada.

O deputo federal Bebeto, representante do município na Câmara em Brasília, expressou seu apoio à realização do projeto. “Todos nós sonhamos com esse momento. Fui vereador aqui por seis mandatos consecutivos e vi de perto as dificuldades da nossa população. Em Brasília, sou membro da Comissão de Saúde, e a maior preocupação de todo o Brasil é a fila do SUS à espera por cirurgias. Hoje, estamos diante de uma obra magnífica, que é um sonho para toda a cidade”, declarou Bebeto.

Todos os quatro andares possuem uma área de recepção para os atendimentos. Foto: Edgar Maciel

Dr. João, que se despede do cargo após oito anos de gestão, fez um discurso emocionado sobre o legado que deixa para a cidade. “A vontade é chorar, é uma emoção muito grande, um sentimento quase que inexplicável. Faltando apenas dez dias para entregar o governo, foram anos de muito trabalho e dedicação. Estou entregando a cidade toda asfaltada e iluminada, com escolas e postos de saúde reformados. Este hospital é a realização de um sonho para São João de Meriti. Estou feliz e emocionado com essa inauguração”, afirmou ele, complementando: “Eu fui o primeiro deputado federal a investir nesse equipamento e todas as minhas verbas na época foram destinadas para o município. Estou terminando meu governo com a consciência tranquila de que fiz o melhor para a cidade”, concluiu.

As equipes médicas receberão treinamento durante o final de semana. Foto: Edgar Maciel

Com essa inauguração, Meriti oferecerá aos moradores um atendimento médico de qualidade e especializado, que antes não estava disponível de forma tão acessível.
O Hospital Municipal de São João de Meriti funcionará na Avenida Presidente Lincoln, s/n – Jardim Meriti. É uma unidade regulada pelo Estado e atenderá pessoas que precisem de internação. Os pacientes da UPA de Jardim Íris começarão a ser transferidos na próxima segunda-feira (23/12). Até lá serão feitos os treinamentos com as equipes médicas.

As UPAS (Jardim Íris e Éden) permanecem como as unidades de pronto atendimento para os casos de urgência e emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE

Pular para o conteúdo