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Secretário

Renato Jorge Pimenta de Menezes

Biografia

Militar da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico (2019–2020), período em que elaborou o Decreto Municipal nº 6.284/2019, permitindo a captação de doações privadas para o fortalecimento de políticas públicas municipais.

Eleito vereador em 2020, criou o Programa de Prevenção ao Diabetes nas Creches e Escolas Públicas Municipais, posteriormente transformado na Lei nº 2.263/2021. Também articulou, junto à Secretaria Estadual de Esportes, a construção e reforma das Praças da Projetada e São Lázaro, ampliando os espaços públicos de lazer e convivência no município.

Atribuições

A SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CIDADE  é o órgão responsável por estabelecer as diretrizes de planejamento, acompanhamento e controle da política social urbana da cidade, na coordenação das políticas de saneamento básico, e na organização e promoção de políticas voltadas ao credenciamento e distribuição de moradias populares, tendo ainda as seguintes atribuições:

  • formular, propor, acompanhar e avaliar a política de desenvolvimento urbano, de forma integrada e articulada com as políticas urbanas setoriais, em especial as políticas de habitação e de saneamento em consonância com o Ministério das Cidades;
  • promover a integração de projetos, programas e ações desenvolvidos pelo Ministério das Cidades no âmbito do município;
  • promover a articulação com as instituições e os órgãos de apoio ao desenvolvimento urbano municipal;
  • desenvolver e implementar planos municipais de saneamento (Plano Municipal de Saneamento Básico), alinhados com os objetivos da Lei no 11.468/2023, focando na universalização dos serviços de água e esgoto;
  • implementar e fiscalizar a rede de drenagem de águas pluviais e esgoto sanitário, com projetos que contemplem as áreas mais carentes da cidade;
  • monitorar a qualidade da água e dos serviços de esgoto, estabelecendo programas de controle e tratamento que garantam a segurança hídrica da população;
  • promover a captação de recursos federais para programas como o PAC Saneamento e financiamento de infraestrutura de Saneamento Básico, para implementação de novas redes de abastecimento e esgoto;
  • coordenar o planejamento urbano, com ênfase no Plano Diretor Municipal, desenvolvendo programas de habitação de interesse social (HIS);
  • implementar políticas públicas para a urbanização de favelas e comunidades, com a criação de novos espaços públicos e infraestrutura básica;
  • implantar projetos habitacionais em conformidade com o Programa Minha Casa, Minha Vida, com integração dos outros órgãos municipais, focando na construção de mora- dias para a população de baixa renda e, também, em projetos voltados para adequação das moradias de baixa renda à características mínimas de dignidade à pessoa humana;
  • outras atribuições correlatas.

Contato

Endereço: Av. Presidente Lincoln, 899 – Jardim Meriti – São João de Meriti – RJ – CEP 25555-201

Telefone:

E-mail: 

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:30h às 17:30h

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