

Secretário
Andre Rocha Machado
Biografia
Graduado em Publicidade pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ciências Políticas, Marketing Político e Comunicação Eleitoral pelo MBA Estácio de Sá. Possui formação em Gestão de Riscos e Crises na Comunicação pelo Instituto de Estudos Municipais (IEM).
Já foi secretário municipal de Comunicação Social de Belford Roxo nas gestões de 2017 a 2020 e de 2021 a 2024.
Atuou como assessor de comunicação e diretor de TV no PTB e no Partido União Brasil, além de ter integrado a assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Duque de Caxias (2012-2016). Foi responsável pela estratégia e comunicação de diversas campanhas eleitorais para vereadores, deputados e prefeitos.
Atribuições
A Secretaria Municipal de Comunicação Social é o órgão responsável por garantir a comunicação clara, transparente e eficaz entre o governo municipal e a população, promovendo a disseminação de informações públicas e a participação cidadã, tendo ainda as seguintes atribuições:
- analisar e compatibilizar programas e projetos gráficos de divulgação das demais Secretarias Municipais, fundações, autarquias, empresas públicas e conselhos para adequação às diretrizes e aos planos gerais do Governo;
- responde às questões do Prefeito Municipal e das Secretarias Municipais, autarquias, criando uma linguagem uniforme e consistente;
- promover a divulgação, transparência e publicidade das políticas, decisões e ações da Administração Direta do Município para facilitar o exercício do controle social pela população do município;
- prestar serviços e apoio técnico especializado em comunicação às Secretarias, autarquias ligadas à Prefeitura;
- assessorar o Prefeito na elaboração do fluxo de informações e divulgação dos assuntos de interesse administrativo, econômico e social do Município;
- promover pesquisas de opinião pública, de avaliação dos serviços públicos municipais, em face das necessidades prioritárias do Município;
- interpretar e divulgar perante o público em geral e os grupos comunitários, os planos e programas de desenvolvimento físico territorial, econômico e social do Município;
- manter permanente articulação com os meios de comunicação, agências de notícias e prestadoras de serviços;
- criar, produzir e supervisionar material de divulgação interna e externa da Administração Pública Municipal;
- dar suporte aos eventos e campanhas institucionais das Secretarias e das entidades da administração indireta;
- coordenar e supervisionar, em conjunto com a Secretaria de Governo, as atividades de cerimonial e a recepção de autoridades em geral;
- prestar serviços e apoio técnico especializado em comunicação às secretarias, fundações, autarquias e empresas;
- elaborar e divulgar releases para a mídia falada, escrita e televisada;
- organizar o clipping diário para o Prefeito e as Secretarias;
- manter atualizado o acervo das matérias veiculadas na mídia;
- distribuir matérias de interesse dos órgãos municipais;
- zelar pela imagem do Governo junto à mídia local, estadual e nacional;
- atender jornalistas e profissionais assemelhados, fornecendo-lhes informações e materiais solicitados;
- produzir vídeos e spots de interesse da comunidade;
- manter em funcionamento serviços de fotografia, reprografia, serigrafia e outros;
- proceder à oitiva da comunidade, anotando suas reclamações, sugestões e pedidos, tomando as providências cabíveis quanto ao encaminhamento dessas anotações;
- manter constantemente atualizado o Portal da Prefeitura, na internet, com divulgação para as redes interna e externa;
- criar um plano de comunicação visando promover a cidade em todos os níveis;
- executar atividades de relacionamento e divulgação interna, visando construir um ambiente de motivação e comprometimento de todos os envolvidos com o projeto;
- e outras atribuições correlatas.
Contato
Endereço: Av. Presidente Lincoln, 899 – Jardim Meriti – São João de Meriti – RJ – CEP 25555-201
Telefone:
E-mail:
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:30h às 17:30h