

Secretário
Alírio Montebrune de Souza
Biografia
Pós-graduado em Gestão Pública e graduado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá. Servidor público efetivo desde 1982 no MetrôRio, onde também exerceu a função de chefe de gabinete do Diretor de Operações. Atuou como dirigente sindical dos Metroviários.
Já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Serviços Públicos e, em 2025, assumiu a Secretaria de Ação Comunitária de São João de Meriti. É fundador da ONG Soulidário e representante do município no Censo IBGE de 2012.
Atribuições
A Secretaria Municipal de Governo é o órgão da estrutura organizacional da Prefeitura incumbido de coordenar as secretarias municiais, segundo a execução das políticas públicas de Estado e as estratégicas ao governo, prestar assistência direta ao Prefeito Municipal em suas relações administrativas com pessoas, órgãos e entidades, internos ou externos, no cumprimento de seus deveres, tendo ainda as seguintes atribuições:
- auxiliar o Prefeito em suas funções administrativas, políticas e sociais;
- coordenar as secretarias municipais na execução das políticas públicas de Estado e as estratégicas ao governo;
- coordenar a segurança e a defesa do Chefe do Executivo;
- diligenciar quanto ao preparo e ao encaminhamento das reuniões, audiências e agenda do Chefe do Executivo;
- incumbir-se das correspondências do Prefeito, mantendo sob sua guarda documentos de natureza restrita e sigilosa, acompanhando a tramitação de processos, controlando prazos e atuando na elaboração de documentos institucionais;
- providenciar a elaboração de projetos de lei, decretos, editais, portarias e outros atos normativos, bem como acompanhar a tramitação de projetos no Legislativo, controlando prazos, sanções, promulgações e vetos;
- diligenciar a publicação dos atos oficiais de competência do Prefeito e preparar e encaminhar o expediente do Chefe do Executivo;
- coordenar a elaboração dos atos de exoneração e nomeação de cargos em comissão das estruturas dos órgãos da administração Direta e Indireta do Município;
- planejar, controlar e executar todos os atos necessários para programação, agendamento e execução dos eventos e solenidades com a participação do Prefeito;
- prestar serviços e apoio técnico especializado em Comunicação às secretarias e autarquias ligadas à Prefeitura;
- realizar as diligências necessárias à recepção de autoridades, visitantes, pessoal de convênios e afins; assessorar o Prefeito Municipal no direcionamento e na articulação política, na coordenação e na garantia da continuidade do processo de desenvolvimento do Município;
- organizar e manter a Junta de Alistamento Militar do município;
- executar as atividades de assessoramento legislativo, acompanhando a tramitação na Câmara Municipal de projetos de interesse do Poder Executivo, e manter contatos com lideranças políticas e parlamentares do Município e demais entes federativos;
- outras atribuições correlatas.
Contato
Gabinete: Av. Presidente Lincoln, 899 – 1º andar – Jardim Meriti – São João de Meriti – RJ – CEP 25555-201
Telefone: 21 2018-4160
Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI):
Rua Desembargador Geraldo Toledo s/n atrás do prédio da prefeitura.
Telefone:
E-mail: semug@meriti.rj.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:30h às 17:30h