Alunos de São João de Meriti participam de projeto cultural na Sala Cecília Meireles

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, participou, na quarta-feira (17-09), do projeto “Sinta o Som”, que promove a transformação social de estudantes da rede pública por meio da música e da arte. Setenta crianças do CIEP Municipalizado 378 Thereza Peixoto Gonçalves prestigiaram uma apresentação na tradicional Sala Cecília Meireles, no centro do Rio de Janeiro.
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e conta com a parceria da Prefeitura de São João de Meriti. Além de oficinas e saraus, o projeto oferece formação de professores e espetáculos gratuitos, sempre com foco na educação e na cidadania.
A professora do 2° ano, Silvia Cristina, comentou sobre a importância de projetos como o “Sinta o Som” para o desenvolvimento das crianças. “Foi uma tarde maravilhosa, onde os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam no CIEP. É fundamental que eles saiam para um ambiente diferente e tenham contato com artistas”, destacou a professora.
No município, o programa alcançou crianças com pouco acesso a atividades culturais. A experiência abriu espaço para que se desenvolvessem como músicos e descobrissem novas perspectivas de futuro.
Uma das marcas da iniciativa é o uso de materiais recicláveis na criação de instrumentos musicais, com intuito de incentivar a consciência ambiental e valorizar a criatividade, fortalecendo a integração entre escola e comunidade.
A estudante Yasmin, de 11 anos, aprovou a experiência. “Foi muito especial estar aqui. Aprendi coisas novas e fiquei muito feliz de participar. Estou ansiosa pela próxima vez”, completou a jovem.
