Menu fechado

Meriti celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com foco em resiliência climática e educação ambiental

O evento reuniu autoridades, estudantes e especialistas para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas e educação ambiental Fotos: Gilberto Rocha

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-estar Animal, realizou na quinta-feira (05-06), um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade reuniu autoridades, representantes de instituições, estudantes e especialistas para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas e fortalecer a educação ambiental no município.

Um dos destaques foi a palestra da coordenadora de Cidades Resilientes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Aline Freitas da Silva, com o tema: Ambiente Resiliente – Adaptação Climática das Cidades Fluminenses. “As mudanças climáticas são uma realidade e os números mostram isso. Precisamos construir cidades mais resilientes, capazes de se adaptar, proteger e reconstruir de forma sustentável”, afirmou Aline.

Durante a apresentação, Aline também anunciou o Programa Ambiente Resiliente, uma iniciativa estadual que apoiará os municípios fluminenses na elaboração e execução de ações de adaptação climática e que está aberta para adesão dos municípios.

Outro momento marcante foi a apresentação do Programa Mini Guardiões da Natureza, voltado à educação ambiental nas escolas municipais. A iniciativa nasceu dos participantes do programa “Guardiões da Natureza”, que está capacitando jovens universitários meritienses para atuar em ações de fiscalização, gestão de resíduos e promoção do direito ambiental.

O secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, enfatizou a importância do evento. “Estamos comprometidos em transformar nossa cidade em uma referência de sustentabilidade e proteção ambiental. Esse encontro reforça nosso compromisso com políticas públicas efetivas, pois iremos continuar implantando projetos que nos ajudarão a avançar nas pautas ambientais de Meriti”, declarou Antonio Marcos.

A presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ/São João de Meriti, Kely Santos, também participou e pontuou sobre a relevância do envolvimento da sociedade civil. “Seguimos na busca por uma sociedade melhor, com equidade e dignidade em relação às políticas climáticas ambientais. A defesa do meio ambiente é um dever de todos. Vamos trabalhar juntos nessa luta por uma cidade melhor e equilibrada”, ressaltou Kely.

Estiveram presentes também os secretários municipais Leonardo Vieira (Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública), Alirio Montebrune (Governo) e Drigão (Defesa Civil), assim como toda a equipe da pasta do Ambiente, professores e alunos da Escola Municipal Jardim Meriti, que participaram das atividades e conheceram de perto as iniciativas ambientais da cidade.

Secretário Antonio Marcos Barreto (Ambiente) reforçou o compromisso da atual gestão com políticas públicas efetivas para avançar nas pautas ambientais Fotos: Gilberto Rocha
Participantes do Guardiões da Natureza Meritiense anunciaram o programa Mini Guardiões da Natureza para levar educação ambiental nas escolas Fotos: Gilberto Rocha
A palestrante Aline Freitas apresentou o tema de Ambiente Resiliente e o programa estadual que irá apoiar municípios para ações de adaptação climática Fotos: Gilberto Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE

Ir para o conteúdo