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Secretário

Pedro Sergio Barreto Basílio

Biografia

Bacharel em Direito e Engenharia Civil, com especialização em Transportes.

Iniciou a carreira técnica na Companhia de Desenvolvimento de Niterói (CODESAN). Assumiu posteriormente cargos de direção na Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA) e na Prefeitura de Niterói, tendo sido secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, subsecretário de Obras, diretor de Manutenção e de Operações, além de responsável pela Superintendência de Manutenção e Reparo da cidade.

Também exerceu funções estratégicas no Governo do Estado do Rio de Janeiro, como superintendente de Engenharia nas secretarias estaduais de Desenvolvimento Regional e de Saúde.

Atribuições

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos tem as seguintes atribuições institucionais:

  • programar, projetar, gerenciar e fiscalizar as obras públicas de responsabilidade do Município, abrangendo as vias públicas municipais, as de pavimentação, as complementares em logradouros públicos, as de contenção de encostas;
  • estudar, em articulação com outros órgãos competentes, a conveniência e a viabilidade de execução de obras e de quaisquer obras públicas do Município, tendo como parâmetro as linhas traçadas no Plano Diretor;
  • efetuar pesquisas e analisar os dados coletados, objetivando a elaboração e execução de projetos de obras, buscando alternativas que possibilitem a melhoria de sua qualidade e a redução de seus custos;
  • promover a avaliação de obras necessárias à implantação de projetos;
  • proceder à análise, operacionalização e controle dos projetos de parcelamento do solo urbano;
  • fiscalizar os serviços de utilidade pública e de interesse da municipalidade;
  • manter sob sua guarda e responsabilidade toda a cartografia do Município, assim como toda a legislação pertinente;
  • realizar, em articulação com outros órgãos municipais, campanhas de esclarecimento e orientação sobre as leis urbanísticas Municipais;
  • fazer o monitoramento do licenciamento do uso e da ocupação do solo em terrenos públicos e privados;
  • manter sob sua guarda e responsabilidade todos os mapas do Município, assim como a legislação permanente;
  • analisar, aprovar, licenciar e fiscalizar projetos arquitetônicos, urbanísticos, de calçamento e de loteamento e parcelamento urbano e rural, de acordo com a legislação vigente, realizadas por particulares ou concessionárias do serviço público;
  • executar a atualização do cadastro urbanístico municipal, através de plantas quadras, plantas parciais, além de manter e atualizar as plantas do Município;
  • coordenar, controlar e fiscalizar os serviços públicos concedidos ou permitidos, no que é pertinente à sua competência e atribuições;
  • outras atribuições correlatas.

Contato

Endereço: Av. Presidente Lincoln, 899 – 2º andar – Jardim Meriti – São João de Meriti – RJ – CEP 25555-201

Telefone: 21 2751-1881

Email institucional: semob@meriti.rj.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 08:30h às 17:30h

Links Úteis

Perguntas Frequentes

O Código de Obras pode ser obtido no links úteis da nossa página ou clicando aqui.