“Vozes que Libertam”: Meriti debate sobre violência contra a mulher

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, promoveu a palestra “Vozes que Libertam”, em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. O encontro foi realizado na sede da OAB e reuniu especialistas e autoridades para debater os direitos das mulheres e os mecanismos de combate à violência de gênero.
Entre os palestrantes e debatedores estavam a subsecretária da Mulher, Ruth Tebaldi, o defensor público, Daniel Lozoya Constant Lopes, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Vanessa Martins e a presidente da OAB Mulher no município, Thayná Fonseca.
Técnicas do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da Patrulha Maria da Penha, da Ronda Maria da Penha e do DEAM também participaram da palestra.
A subsecretária Ruth Tebaldi ressaltou a importância do evento. “Este é um dia para debatermos sobre temas importantes e recorrentes não só em nosso município, mas em todo o país. Os números de feminicídio continuam a subir, ano após ano, além dos diversos tipos de subjugamento que as mulheres sofrem diariamente. Estamos aqui para amparar as mulheres e encontrar soluções”, completou Ruth.
Durante a conversa, foram discutidos temas como os tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), o ciclo da violência e os sinais de abuso, além dos direitos assegurados pela Lei Maria da Penha, os canais de denúncia e o acolhimento psicológico e jurídico disponíveis. A iniciativa buscou fortalecer a rede de apoio às vítimas e ampliar o diálogo com a população feminina sobre formas de enfrentamento e prevenção da violência.
A delegada Vanessa Martins comentou sobre como não fazer com que as mulheres se sintam desamparadas. “Nos casos de violência contra a mulher, sempre tentamos dar o atendimento com os devidos encaminhamentos. Hoje, nosso CEAM está bem atuante, que conta com assistência psicológica e jurídica. Também fazemos reuniões com a secretaria de Saúde, para que, nas ocorrências contra mulheres, o boletim de atendimento médico seja diferente e venha constando o que ela sofreu”, pontuou Vanessa.
Palestras e ações de conscientização seguirão acontecendo em São João de Meriti para alertar e combater a violência de gênero e gerar novas oportunidades de crescimento às mulheres do município.

