Menu fechado

São João de Meriti realiza a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos

Encontro reuniu autoridades em um espaço de escuta, diálogo e construção de propostas Fotos: Gilberto Rocha

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, realizou na segunda-feira (15-09), no Centro Cultural Meritiense, a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e movimentos sociais em um espaço de escuta, diálogo e construção de propostas para fortalecer a política de direitos humanos no município.

O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa, além de autoridades municipais, estaduais e representantes de instituições. Estiveram presentes e participaram da mesa: a subsecretária municipal da Mulher, Ruth Tebaldi, o subsecretário municipal de Criança, Adolescente e Juventude, Mário César Alves, o procurador-geral do Meriti Previ, Márcio Marcelo Moraes, e a defensora pública Sabrina Azevedo.

Durante a programação, foram debatidos seis eixos centrais: enfrentamento das violações e retrocessos; democracia e participação popular; igualdade e justiça social; justiça climática, meio ambiente e direitos humanos; proteção dos direitos humanos no contexto internacional; e fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa, destacou a importância da conferência. “Meriti dá um passo fundamental na construção de uma cidade mais justa e igualitária. Direitos humanos não são ideologia, são a base da vida digna para todos. Esta conferência é um espaço de diálogo e ação, onde diferentes vozes se encontram para transformar nossa realidade”, frisou Dra. Letícia.

A coordenadora de Estado de Educação em Direitos Humanos, Iris Cardone, reforçou o papel das conferências municipais. “Quando o município abre espaço para que a população seja ouvida e participe das decisões, nós avançamos na democracia e garantimos que as políticas públicas sejam construídas com respeito e inclusão”, comentou Iris, que representou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes e a subsecretaria de Estado de Promoção, Defesa e Garantia de Direitos Humanos, Aline Forasteiro.

A superintendente municipal de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Regina Gmach, ressaltou o caráter transformador do encontro. “Este é um ponto de partida para consolidarmos uma rede de proteção e fortalecimento dos direitos humanos em Meriti. A partir daqui, construiremos juntos propostas concretas para enfrentar desafios históricos e promover a cidadania em todas as áreas”, reforçou Regina.

Durante o evento, os participantes apresentaram propostas dentro dos seis eixos temáticos e aprovaram moções, que servirão de base para a formulação de políticas públicas locais e também como contribuição para as etapas estadual e nacional das conferências de direitos humanos.

Vice-prefeita e secretária municipal da pasta, Dra. Letícia Costa, destacou a importância da conferência Fotos: Gilberto Rocha
Durante a programação, foram debatidos seis eixos centrais dos direitos humanos Fotos: Gilberto Rocha
Ruth Tebaldi, Dra. Letícia Costa e Regina Gmach durante a conferência Fotos: Elias Nicácio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE