Projeto de colégio de Meriti é escolhido para representar estado em Conferência Nacional

O projeto “Raízes do futuro: por justiça climática e soluções sustentáveis de São João de Meriti para o mundo”, da Escola Municipal Graça Grijó, foi selecionado, na quarta-feira (27-08), como um dos representantes do estado do Rio de Janeiro para a etapa nacional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A fase final será em outubro, em Brasília.
A proposta apresentada foi a criação de uma horta vertical, com a utilização de garrafas PET, para reduzir os danos causados pelo descarte de lixo no município. A partir dela, será montada uma composteira, com os resíduos da merenda escolar, reduzindo o lixo orgânico
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, comentou sobre a importância de conversar sobre esse reconhecimento. “Estamos felizes com o reconhecimento dessa ação. Temos jovens com muito potencial e ficamos muito animados quando vemos resultado. Vamos trabalhar para implantar o projeto em outras escolas”, pontuou a secretária Eneila.
A estudante Sara Hadassa, líder do projeto, explicou como a turma abraçou a ideia. “Participamos de uma feira sobre o meio ambiente e nos interessamos. Fizemos pesquisas, tanto dentro quanto fora da escola, e percebemos que há muito desmatamento ao nosso redor. Todos estão animados e unidos para dar início e passar não só aqui para dentro, mas para nossa sociedade”, disse Sara.
São João de Meriti contou com 4 participantes na etapa estadual. A CNIJMA é um processo pedagógico e formativo de Educação Ambiental que reúne
estudantes, profissionais de educação e comunidades escolares. A etapa nacional irá ocorrer, entre os dias 6 a 10 de outubro, em Brasília. O evento contará com estudantes e referências da educação e do meio ambiente.


