Proerd forma 105 alunos da Escola Municipal Professor Jansen Pereira De Melo

Na quinta-feira (17-07), 105 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Jansen Pereira De Melo, em São João de Meriti, participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Igreja Batista Betel. A solenidade foi dividida em dois turnos e marcou o encerramento de mais um ciclo do projeto, promovido pelo 21º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, os estudantes celebraram o aprendizado adquirido ao longo das aulas, que abordaram temas como prevenção ao uso de drogas, importância da tomada de decisões responsáveis, valorização da vida e combate à violência. Os alunos também foram premiados pelas melhores redações sobre a conclusão no programa e receberam certificados de participação.
A formatura contou com a presença de pais, responsáveis, professores, equipe pedagógica e secretários municipais. O Proerd tem como objetivo fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade, promovendo a cidadania e a construção de uma sociedade mais segura.
A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, enfatizou a importância dos ensinamentos. “Em toda a rede municipal foram cerca de 900 alunos concluindo o programa. O Proerd vai além do conteúdo em sala e oferece ferramentas que os alunos vão levar para a vida toda com amor, atenção e informação”, afirmou Eneila.
A primeira-sargento do 21º BPM, Fátima, é instrutora do Proerd há 16 anos e comentou sobre o encerramento de mais um ciclo. “É gratificante ver o engajamento desses alunos. Eles são multiplicadores do que aprendem sobre respeito, responsabilidade, cidadania e muito mais. Temos certeza que eles levarão todos esses ensinamentos para a vida”, frisou Fátima.
Um dos destaques nas aulas e na redação, Yasmin Santana, de 10 anos, compartilhou sobre a experiência. “Aprendi muito durante as aulas, foi muito legal! A Tia Fátima foi super querida e ensinou tudo de um jeito divertido. O Proerd é importante pro nosso futuro”, comentou Yasmin.


