Menu fechado

Inscrições para o Conselho Municipal de Direitos da Mulher estão abertas para a sociedade civil meritiense

Ao lado da Dr. Letícia Costa, vice-prefeita e também secretária de Cidadania e Direitos Humanos, a subsecretária Ruth Tebaldi destacou uma gestão humanizada e transparente da prefeitura. Foto: Gilberto Rocha

A Prefeitura de São João de Meriti, através da secretaria municipal de Cidadania e Direitos Humanos e da subsecretaria da Mulher, abriu inscrições para a composição do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) para o biênio 2026/2028. A convocação iniciou no dia 25/01 e irá até 11/02, sendo destinada a representantes da sociedade civil da cidade, como ONG’s e templos religiosos.

As instituições interessadas, em se candidatarem, têm de comparecer na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 122, no bairro de Jardim Meriti, das 10 às 15h. E para comprovar a legibilidade à inscrição, é necessário destacar em portfólios e redes sociais a atuação e atendimento em atividades na assistência às mulheres, em pontos contra a violência doméstica, feminicídio  e promoção na igualdade de direitos e participação na cidadania, por exemplo. A área de trabalho dos candidatos, inclusive, tem de abranger somente São João de Meriti.

O CMDM 2026/2028 será composto por 20 integrantes, sendo 10 do atual Governo e 10 da sociedade civil meritiense. A eleição para a escolha dos representantes deste último está prevista para 11/03. A subsecretária da Mulher Ruth Tebaldi comentou sobre a importância da participação da sociedade civil no Conselho e o trabalho conjunto com outros membros.

“É necessário essa união com a sociedade civil. Eles estão aí fora, sabem o que está acontecendo com as nossas mulheres e precisamos desse companheirismo para tomarmos atitudes, criar políticas públicas integradas. Nosso governo é humanizado, tem transparência. Precisamos cuidar da mulher meritiense”, reforçou Ruth, que até o fim do ano passado estava como a presidente do CMDM.

E essa liderança à frente do Conselho é bienal. Ou seja, há o revezamento entre o Governo e a sociedade civil, com esta última estando responsável pela gestão do CMDM para os próximos dois anos.

Subsecretária da Mulher, Ruth Tebaldi, foi presidente do conselho no último biênio. Foto: Gilberto Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE

Acessar o conteúdo