Menu fechado

Prefeitura leva campanha Maio Laranja para as ruas de
São João de Meriti

Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de São João de Meriti abordaram motoristas, passageiros de ônibus e pedestres no centro da cidade. Fotos Gilberto Rocha

A Secretaria de Assistência Social de São João de Meriti promoveu, na manhã desta quinta-feira (05/05), uma ação de conscientização no centro da cidade em apoio à campanha Maio Laranja, que visa alertar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a mobilização, faixas foram exibidas nos semáforos e folhetos informativos foram distribuídos a motoristas e pedestres. A iniciativa buscou ampliar o alcance da campanha e sensibilizar a sociedade sobre essa grave violação de direitos. A coordenadora da campanha no município, Márcia Paiva, ressaltou a relevância do tema. “Essa é uma temática extremamente importante, pois infelizmente ainda faz parte da realidade do nosso país. Trouxemos a campanha para as ruas com o objetivo de informar, conscientizar a população. Estamos aqui justamente para chamar a atenção sobre a importância de prevenir, combater e denunciar essa prática terrível”.

Maio é o mês dedicado ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A escolha do mês remete a um caso emblemático que chocou o país: o assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Araceli foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada. Apesar da comoção nacional, os acusados foram absolvidos, e o crime permanece impune. Em memória da vítima, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei Federal nº 9.970/2000. A data é marcada pela campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que convoca toda a sociedade a se engajar na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A mobilização em São João de Meriti também contou com o apoio e a participação dos meritienses. A manicure Beatriz da Silva Querino destacou a importância da campanha. “Essa campanha é muito importante, ainda mais agora, com tantas coisas acontecendo. O principal é manter o diálogo com as crianças, porque muitas vezes isso acontece dentro da própria família e não percebemos. Ver essa ação nas ruas me tranquiliza, porque muita gente acaba ignorando esse tema no dia a dia”. Já a doméstica Marlene de Souza Theodoro afirmou ser uma defensora de iniciativas como essa. “Sou totalmente a favor dessas campanhas. Temos que proteger nossas crianças. Sempre vejo casos de abuso na televisão e isso me revolta. Precisamos denunciar”.

Moradores receberam material explicativo e adesivos da Campanha Maio Laranja. Fotos Gilberto Rocha
A ação foi realizada em dois sinais de trânsito simultaneamente . Fotos Gilberto Rocha
A mobilização em São João de Meriti também contou com o apoio e a participação dos meritienses. Fotos Gilberto Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE

Ir para o conteúdo