Meriti é a representante da Baixada Fluminense no Campeonato RAPS Carioca

Nesta segunda-feira (12/05), usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São João de Meriti representaram a Baixada Fluminense em um campeonato de futebol realizado na Vila Olímpica do Encantado, no Rio de Janeiro. A atividade foi promovida pelo Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, equipamento que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Zona Norte, vinculada ao Instituto Nise da Silveira.
O Campeonato de Futebol da RAPS Carioca chegou à sua sexta edição, promovendo a inclusão e a reinserção social de pacientes da rede municipal de saúde mental por meio do esporte e da sociabilidade. A competição acontece em maio, mês marcado por eventos em alusão à Luta Antimanicomial. As eliminatórias aconteceram nesta segunda-feira, e às quartas de final, semifinais e final estão marcadas para o dia 26 de maio, quando será conhecido o CAPS campeão da edição deste ano.
Esta é a primeira vez que uma cidade da Baixada Fluminense participa do campeonato, o que marca um momento histórico para Meriti. Roberta Santos de Oliveira, coordenadora técnica da ação, destacou a importância da participação intermunicipal: “O Campeonato da RAPS Carioca já acontece há bastante tempo, mas a edição deste ano está maior, envolvendo todos os serviços da rede. E temos a alegria de contar com São João de Meriti, que participa pela primeira vez. O campeonato visa, prioritariamente, os usuários, além dos profissionais que se envolvem na organização. Encaramos essa atividade como um trabalho psicossocial. O futebol, que representa tanto para o nosso país, é aqui uma ferramenta de promoção de saúde por meio da arte, da cultura, do lazer e do esporte”.
Débora Guedes Bastos, diretora do CAPSAD Marinheiro João Cândido, reforçou o impacto positivo da participação: “É a primeira vez que um CAPS da Baixada participa, e isso é muito significativo não apenas para as unidades, mas principalmente para os usuários. É uma relação intermunicipal entre os dispositivos, ocupando a cidade e promovendo saúde biopsicossocial. Eles não estão apenas jogando futebol, mas demonstrando cidadania, compartilhando com os outros e se libertando. A Baixada, com São João de Meriti, está fazendo história”.
São João de Meriti foi representada por uma equipe formada por usuários do CAPSAD Marinheiro João Cândido e do CAPS III Vonica. E a estreia não poderia ter sido melhor: vitória expressiva por 5 a 1 sobre a equipe do CAPS Raul Seixas, da Pavuna. O usuário Ivanildo Xavier, do CAPS III Vonica, falou com entusiasmo sobre a competição: “Estou aqui competindo com outros CAPS e quero levar o troféu hoje. Também quero ser eleito o craque da partida. É um campeonato entre amigos”.
Jonathas Cainã, do CAPSAD Marinheiro João Cândido, destacou o papel do esporte em sua recuperação: “Estou tendo uma experiência muito boa. O esporte é uma forma de me reintegrar à sociedade. Tenho feito meu tratamento contra as drogas, e nesses momentos em que estou jogando, estou me divertindo, fazendo novos amigos e, principalmente, mantendo minha mente focada em coisas boas”.

