Alunos de São João de Meriti participam de atividades de inclusão imersiva através da pintura

Estudantes da Escola Municipal Professor Jansen de Melo participaram de uma série de atividades artísticas com foco na inclusão e na empatia. O Projeto Educativo Expressão Criativa Inclusiva, propôs experiências sensoriais que permitiram aos alunos vivenciar a arte sob a perspectiva de pessoas com deficiência física.
A arte-terapeuta Rita Vianna, responsável pela condução das atividades, destacou a importância do projeto: “Estamos trabalhando aqui com crianças atípicas e crianças sem nenhum transtorno. Elas fazem pinturas com a boca, com os olhos vendados e com os pés. Assim, vivenciam como outras crianças que possuem essas limitações se sentem. Dessa forma, trabalhamos o bullying e o respeito aos demais”.
Divididos em grupos, os alunos pintaram telas com os olhos vendados, simulando a condição de pessoas com deficiência visual. Também realizaram pinturas com a boca e com os pés, em uma tentativa de reproduzir os desafios enfrentados por quem não possui movimentos nos braços. A proposta da atividade é estimular o respeito ao próximo e desenvolver a empatia entre os participantes. As telas pintadas serão exibidas em uma exposição no Shopping Grande Rio, entre os dias 16 e 26 de maio.
Para os alunos, a experiência foi marcante. Kauan Portella, de 15 anos, relatou sua sensação ao pintar com os olhos vendados: “É uma experiência muito boa. Quando a gente tira a venda e olha como ficou nossa arte, a gente se impressiona. Quero experimentar isso novamente. É uma sensação estranha não enxergar nada. Dá para imaginar como as pessoas que têm essa deficiência sofrem”. Arthur da Silva Ferreira, também de 15 anos, experimentou pintar com os pés: “É uma sensação bacana, mas é estranho e dá câimbra. Isso mostra que nem todos têm a vida fácil, mas podemos vencer nossas dificuldades”.


