Prefeitura de Meriti inicia nova fase de construção da Política da Primeira Infância

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Subsecretaria Municipal de Políticas para Criança, Adolescente e Juventude, promoveu na quarta-feira (02-07) uma reunião para a retomada do processo de construção e elaboração da Política Municipal da Primeira Infância. O evento aconteceu no Centro Cultural Meritiense, com o objetivo de garantir saúde, segurança e o pleno desenvolvimento de crianças até os 6 anos de idade.
A Política da Primeira Infância é um esforço intersetorial combinado entre as instâncias governamentais, sociedade civil, gestores, varas da infância e o Ministério Público. Em São João de Meriti, uma das colaborações é com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que tem em destaque a figura da professora e integrante do Comitê Municipal para a Política da Primeira Infância, Dra. Ediclea Mascarenhas. “Temos a elaboração de um plano municipal feito a partir de um modelo de trabalho que denominamos Pesquisa Ação, sendo construído de forma participativa, com a cara e o rosto das crianças de Meriti e suas famílias”, ressaltou Ediclea.
“Precisamos acentuar que essa é uma política muito aguardada no Brasil. Devemos discutir de forma bem mais ampla, em prol das nossas crianças de zero até seis anos na construção de uma juventude e uma sociedade melhor”, contou Regina Gmach, assistente social e atualmente superintendente municipal de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos.
O subsecretário municipal de Criança, Adolescente e Juventude, Mário César Alves, comentou sobre a retomada das ações. “Retomar a construção da Política da Primeira Infância é reafirmar nosso compromisso com o presente e o futuro de Meriti. Cuidar das nossas crianças é uma responsabilidade de todos. É um pacto pelo desenvolvimento humano desde os primeiros anos de vida”, frisou Mário César.
O evento também contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer; Ambiente; Assistência Social; e Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública.

