Menu fechado

Prefeitura de Meriti elimina filas históricas com modernização de sistema de marcação de consultas

Novo sistema de marcação (SMREG) tem como objetivo descentralizar e modernizar o processo de agendamentos de consultas e exames. Fotos: Matheus Santos

Em janeiro deste ano, o município de São João de Meriti enfrentava sérios problemas na organização do sistema de marcação de consultas e exames. Na época, não existia uma central de regulação estruturada, apenas uma central de marcação. Os pacientes que buscavam atendimento nos postos de saúde recebiam um encaminhamento e eram direcionados ao Cemarc (Centro de Marcação de Consultas e Exames), onde era verificada a disponibilidade para o procedimento desejado. Caso houvesse vaga, o agendamento era feito na hora.

O sistema, no entanto, era caótico. Cerca de 300 pessoas por dia se deslocavam até o Cemarc em busca de atendimento. As solicitações eram registradas no SISREG (Sistema Nacional de Regulação) do município, mas de forma limitada e desorganizada. Algumas consultas eram solicitadas por meio de mensagens em um número de telefone celular, e os procedimentos não disponíveis no município eram encaminhados ao SER (Sistema Estadual de Regulação).

Nesse cenário, as informações se perdiam com facilidade, o que impossibilitava o mapeamento preciso das reais necessidades da população. A maior parte dos agendamentos era feita manualmente, resultando em perdas de dados e atrasos. Muitos pacientes chegavam ao Cemarc às 4 da manhã, sem garantia de atendimento e enfrentando uma estrutura precária.

Quando a atual gestão assumiu, encontrou uma fila de 25 mil pessoas aguardando atendimento apenas nas solicitações feitas por mensagens. No SISREG municipal, não havia fila registrada, pois o sistema só aceitava pacientes quando havia oferta de consultas e procedimentos. Já no sistema estadual, a fila ultrapassava 4 mil pessoas para consultas, e quase 3 mil esperavam por exames.

Diante desse desafio, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o SMREG (Sistema Meritiense de Regulação). O novo sistema tem como objetivo descentralizar e modernizar o processo de agendamento de consultas e exames, trazendo mais dignidade aos moradores. “Um dos grandes desafios que encontramos foi acabar com a desorganização na marcação de consultas no Cemarc. Agora, com o SMREG, os moradores podem marcar consultas e exames diretamente no posto de saúde mais próximo de casa”, afirmou o prefeito Léo Vieira.

Com o novo sistema, a espera por exames que antes podia levar até três meses agora tem prazo máximo de 72 horas para marcação. “Nosso sistema hoje é um sucesso. Eliminamos aquele atendimento precário que era realizado no Cemarc. Agora, o paciente é atendido no posto próximo de casa e, após a consulta, o próprio médico insere o pedido no sistema, que já faz o encaminhamento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto. “Também estamos reestruturando fisicamente nossas unidades de saúde para oferecer um atendimento mais digno à população.”

A descentralização das marcações reduziu significativamente a procura direta pelo Cemarc. Agora, cada paciente tem seu agendamento feito no próprio posto de saúde, e uma central de regulação, localizada no PAM Meriti, recebe as informações dos postos. Lá, atendentes, enfermeiros e médicos analisam os pedidos e realizam os encaminhamentos necessários, informando imediatamente o paciente e a unidade de origem.

Moradores podem marcar consultas e exames diretamente no posto de saúde mais próximo de casa. Fotos: Matheus Santos
A espera por exames que antes podia levar até três meses agora tem prazo máximo de 72 horas para marcação. Fotos: Matheus Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM DESTAQUE

Ir para o conteúdo