Meriti sedia 1° Seminário de Turismo Rural na Baixada Verde

No evento foram debatidas as potencialidades do setor para a região
São João de Meriti foi o município sede do 1° Seminário de Turismo Rural na Baixada Verde. O evento reuniu especialistas nos setores, secretários municipais e demais interessados na área no auditório do hotel Red Roof Inn Dutra Aeroporto, no bairro Jardim Meriti. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira, 1 de outubro, foi promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro e pelo Conselho da Região Turística Baixada Verde.
O prefeito de São João de Meriti, dr. João, parabenizou o evento. “Para nós é uma honra sediarmos este seminário. Estamos vendo que o governador Wilson Witsel tem buscado valorizar a região da Baixada, principalmente nas áreas de segurança e turismo. Parabéns a todos os envolvidos”.
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Turismo, Marcelo Rosa, da subsecretária municipal de Turismo, Mirian Rodrigues, do deputado estadual Valdecy da Saúde, do secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, André Mazoni, além de demais representantes do Estado e dos municípios que compõem a região turística Baixada Verde (Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica).
O seminário foi dividido em seis painéis para debates. O tema Sensibilização para o Turismo ficou com o jornalista Pablo Kling, coordenador de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa). O painel 2 com o tema Ecoturismo e Turismo de Aventura foi apresentado por Andre Torricelli, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O painel 3 teve como tema “Senar-Rio e o Turismo Rural”, e ficou por conta do instrutor de turismo rural Mozart Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Já o tema Parque Estadual do Mendanha foi apresentado por Leandro Moares, representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Finalizando, a secretária municipal de Turismo de Paty de Alferes, Ana Paula de Oliveira, apresentou o caso de sucesso de sua cidade.
30 de setembro de 2019
Fotos Beto Franzen