18 de agosto de 2022

Hoje, 18/8, a Secretaria Municipal de Esporte Lazer da Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), realizou a segunda etapa do 1º Encontro Nacional de Futebol em Cadeira de Rodas, na Universidade Estácio de Sá, em Vilar dos Teles. Cerca de 40 pessoas participaram da cerimônia.

Nando do Nascimento. Foto: Edgar Maciel

A ação visa conscientizar gestores da área sobre a importância da acessibilidade e da inclusão dos cadeirantes em todos os projetos. Esse é o primeiro campeonato de futebol de cadeira de rodas em que o amistoso será na Baixada Fluminense. O jogo contará com a Seleção Brasileira e será realizado na quadra da Escola Municipal Profª Graça Grijó.

“Gostaria de agradecer a parceria, estou me sentindo super acolhido. Esse evento é de grande importância e escolhemos a Baixada Fluminense para demonstrar que o esporte é inclusivo e de fácil acesso para todos,” afirmou o presidente da ABFC, Marcos Antônio.

Secretário de Esporte e Lazer, Dinho Meriti. Foto: Edgar Maciel

O secretário de Esporte e Lazer, Dinho Meriti, falou da inclusão no município: “É um prazer imenso receber um evento desse porte aqui na cidade. Temos feito um lindo trabalho de inclusão. Só tenho que agradecer ao Marcos, presidente da ABFC, por ter escolhido São João de Meriti como sede do evento. Não tenho dúvidas de que o esporte transforma a vida das pessoas e a nossa pasta trabalhará incansavelmente em prol dessa causa. Não posso deixar de agradecer ao prefeito, Dr.João, por ter me confiado essa tarefa.”

A professora e coordenadora do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Estácio de Sá, Ana Paula, destacou a parceria entre a instituição e a secretaria: “Estamos pensando a inclusão, tendo a oportunidade de capacitar e formar professores que conseguem trabalhar com as diferenças. Dentro disso, contamos com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, que muito tem contribuído com nosso curso”.

O encontro contou também com a participação do presidente da ABFC, Marcos Antônio; do presidente da Fédération Internationale de Powerchair Football Association (FIPFA), Ricky Stevenson; do presidente Zona das Américas, Pablo Del Puerto; da coordenadora do curso de Educação Física da Estácio de Sá, Ana Paula Santos; da conselheira do Conselho Regional de Educação Física-1, Ana Paula Ramos; da diretora do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 2, Denise Flávio; do diretor de desenvolvimento científico da ABFC, Renato de Paula; das psicólogas da Casa Hunter, Camila e Stephanie; da coordenadora de Saúde da ABFC, Márcia Fernandes e a fisioterapeuta especialista em medicina do esporte e atividade física, Camila Vasconcellos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>