8 de junho de 2022

Hoje, 8 de junho, em uma reunião no gabinete, o prefeito Dr. João retomou o processo para implementar a Delegacia de Descoberta de Paradeiro de Pessoas – DDP, a primeira na Baixada Fluminense. Participaram da reunião o delegado Delmir Gouveia, diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa do Estado do Rio de Janeiro – DGHPP, o deputado estadual Valdecy da Saúde e o subsecretário de Direitos Humanos Marcelo Rosa.

A ideia é implementar a DDP o mais rápido possível na cidade e, assim, agilizar as buscas por quem desaparece. O município possui, desde 18 de março deste ano, a Sala dos Desaparecidos, no Edifício Antares, prédio ao lado da prefeitura. Ela existe para acolher e orientar quem possui um ente querido que desapareceu.

Da esquerda para a direita: Delmir Gouveia, diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa do Estado do Rio de Janeiro – DGHPP; Valdecy da Saúde, dputado estaual; Marcelo Rosa, subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial e o prefeito Dr. João. Foto: Beto Oliveira

O prefeito, Dr. João, comentou: “A dor e a agonia de quem tem um ente querido desaparecido é enorme. Por isso, é muito importante agilidade para ajudar a encontrar as pessoas. Vamos trabalhar por mais essa conquista para a cidade”.

Segundo o delegado Delmir, a média é de 100 registros de desaparecidos, por mês, na Baixada Fluminense. Ele fala sobre o projeto:
“Estamos aqui para dar continuidade ao processo que visa a implantação de uma Delegacia de Descoberta de Paradeiro de Pessoas aqui em São João de Meriti- DDP. É um projeto de extrema importância para população de toda Baixada e visa dar celeridade aos casos que ocorrem no dia a dia”.

Já o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, agradeceu ao prefeito e ao governo do estado pela oportunidade de ter esse instrumento no município: “O andamento desse processo é a realização de um sonho, é um grande avanço para nossa cidade. Isso significa que São João tá crescendo e se tornando pioneiro em muitas pautas de impacto social. Agradeço muito ao prefeito Dr. João, ao deputado estadual Valdecy da Saúde e ao diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa do Estado do Rio de Janeiro – DGHPP, Delmir Gouveia”.