Com o tema “Identidades Negras”, o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam) chega à quinta edição. A abertura será no dia 16 de novembro, às 9h, no salão 5 da Igreja da Matriz, no Centro. O evento será promovido pela Prefeitura, através da Superintendência de Igualdade Racial, e pela Academia de Letras e Artes de São João de Meriti.

O Flidam contará com várias atividades na Praça da Matriz, como palestras, feira do livro e artesanato, oficinas de bonecas Abayomi e de turbantes e roda de conversas com escritores. A programação começa sempre às 8h e o Flidam vai até o dia 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. Durante todo o evento haverá exposição de quadros no Shopping Grande Rio.

Marca registrada do festival, o Trem do Flidam sairá no dia 18/11, às 7h, da Central do Brasil, com apresentação do Afoxé Guerreiros de Odé e Afoxé Raízes Africanas, até São João. Em seguida, haverá a caminhada até a praça que será palco de respeito a diversidade de credo. Os religiosos de Umbanda e Candomblé farão a lavagem da escadaria da Igreja da Matriz.

Homenagem

A homenageada desta edição será a Mãe Beata de Iemanjá: religiosa, escritora e militante dos direitos humanos, desenvolvia atividades voltadas ao combate à intolerância religiosa, discriminação racial e de gênero, violência contra mulher e defesa do meio ambiente. Baiana, chegou ao Rio de Janeiro em 1969, e fundou em Nova Iguaçu o terreiro de candomblé Ilê Omi Oju Arô. Morreu aos 86 anos no dia 27 de maio de 2017.


Serviço

Flidam – 16 a 20 de novembro, a partir das 8h

Trem da Flidam – 18/11, às 7h (seguido da lavagem da escadaria da igreja)

Exposição de quadros – durante todo o festival no horário de funcionamento do shopping


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *