23 de agosto de 2021.

Nesta segunda-feira (23), os alunos da Escola Municipal Adérito Gomes Gouveia participaram do projeto “Photo Truck”, na Praça dos Três Poderes, no Jardim Meriti. Desenvolvido pela ONG ImageMagica, o projeto tem o objetivo de levar até os alunos atividades e dinâmicas que envolvem a fotografia e o futuro.
Um dos responsáveis pelas atividades, Rômulo Chagas, explicou o motivo da iniciativa: “Nosso objetivo é transformar olhares, trabalhamos diversos temas exercitando o olhar da criança e através disso, ela se torna uma multiplicadora em casa e onde for.”

Os alunos foram divididos em grupos e realizaram um pequeno passeio fotográfico em torno do caminhão com o tema “O que a gente espera do futuro?”, onde fotografaram o que acharam de interessante ao seu redor. Após isso, os alunos entraram na câmera escura, no interior da unidade móvel, onde aprenderam sobre a formação da imagem e a incidência da luz. Por fim, na cabine fotográfica, as crianças foram fotografadas e puderam levar, de forma impressa, a lembrança de um dia especial.

A secretária de Cultura, Turismo, Direito Humanos e Igualdade Racial, Roberta Queiroz, esteve presente no evento e falou sobre a importância do projeto para os alunos da rede municipal: “ As nossas crianças precisam ver que temos um futuro promissor para elas, esse projeto trouxe conhecimento para elas”.

São João de Meriti foi a única cidade da Baixada Fluminense a ser contemplada com esse projeto, uma iniciativa do Instituto Companhia de Concessões Rodoviária -CCR junto à Secretaria de Cultura, Turismo, Direito Humanos e Igualdade Racial.