28 de setembro de 2021

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, realizou hoje, 10/12, o evento em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no auditório do Meriti Previ, no Jardim Meriti.

O evento tem como objetivo incentivar a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e articular a mobilização para a 5° Conferência Nacional de Política de Igualdade Racial (CONAPIR/2022).

São João de Meriti Vale aderiu ao programa desde 4 de abril de 2018 em modalidade plena, sendo o único município no Estado Rio de Janeiro. A ideia é aumentar a participação de outras cidades com o exemplo de Meriti que possui gestão plena nessa política com a subsecretaria, o Conselho Municipal da Igualdade Racial de São João de Meriti (COMIRA) e o Plano Municipal de Igualdade Racial.

Da esquerda para a direita: presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial, Nego Brum; a presidente do Conselho de Municipal de Igualdade Racial, Maria da Fé; o vereador e líder do governo na Câmara, Rodrigo Pit; o secretário Executivo do gabinete do prefeito, Márcio Reis; o subsecretário Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa; o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto; deputado federal ,Professor Joziel; a vice-presidente do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Juliana Mittelbach e o coordenador Geral dos Conselhos Nacionais de Igualdade Racial Welbert Pitorra. Foto: Débora Vitória

O  prefeito Dr. João e o deputado estadual Valdecy da Saúde, que cumprem agenda externa, foram representados pelo secretário executivo, Márcio Reis, que  discursou para os participantes e destacou a importância de trabalhar pautas como essa no município.

“Trabalhar as políticas públicas no município me faz sentir muito feliz e honrado. Os Direitos Humanos hoje na nossa cidade têm voz. Gostaria muito de agradecer ao prefeito e à sociedade civil  nos ajudarem a promover ações como essa aqui em Meriti.”,  declarou  o subsecretário municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Professor Joziel, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto; o subsecretário municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa; a presidente do Conselho de Municipal de Igualdade Racial, Maria da Fé; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial, Nego Brum; a vice-presidente do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Juliana Mittelbach, o coordenador geral dos Conselhos Nacionais de Igualdade Racial, Welbert Pitorra, o vereador e líder do governo na Câmara Rodrigo Pit, o secretário Paulo Roberto, da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – MDH / SNPIR e Mariléia de Paula, coordenadora geral de Monitoramento do Departamento de Monitoramento Étnico-Racial – DIMOPE.