Membros da Academia de Letras e Artes Meritienses com a equipe da Secretaria de Educação e os alunos vencedores do concurso (Assimp Meriti/Luiz Alberto)

Poesias escritas por alunos da Rede Pública Municipal de São João de Meriti viram livro

Membros da Academia de Letras e Artes Meritienses, com a equipe da Secretaria de Educação e os alunos vencedores do concurso (Assimp Meriti/Luiz Alberto)

Um dia para ficar marcado para sempre na história da educação de São João de Meriti. Na última segunda-feira (28/11), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Academia de Letras e Artes Meritiense, promoveu o lançamento de um livro de poesias e contos escritos exclusivamente por alunos da Rede Municipal da cidade.

Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes das 65 escolas municipais participaram de um concurso de poesias, onde 102 textos foram selecionados para compor o livro. Os alunos foram divididos em quatro categorias: poesia infantil, juvenil, adulto e conto infantil. Os três melhores textos de cada categoria foram premiados durante a cerimônia de lançamento, realizada na Câmara Municipal da cidade.

Um dos coordenadores do concurso, o poeta e presidente da Academia de Letras e Artes Meritiense, Gênesis Torres, falou sobre o projeto e comemorou o resultado final do livro. “Esse concurso foi idealizado com o objetivo de levar a literatura para as escolas. Nós agradecemos a Secretaria de Educação por ter abraçado essa ideia e aos alunos que escreveram textos belíssimos. Essa também foi uma oportunidade para homenagearmos o grande poeta meritiense, Mário Marinho, que muito contribuiu com a literatura em nossa cidade e que dá nome a este livro”, disse Gênesis.

Poeta Gênesis Torres e secretária Eneila de Lucas realizam a premiação aos vencedores do concurso (Assimp Meriti/Luiz Alberto)

Vencedor da categoria conto infantil, o estudante Bruno Braga, do 5º ano da Escola Municipal Professor Virgílio Machado, conta que jamais imaginou ter um texto de sua autoria publicado em um livro. “Eu sempre gostei de escrever, mas não imaginei que venceria o concurso. Como o tema era livre, escolhi falar sobre o poder divino e deu certo. Estou feliz por ter participado e principalmente por ter o meu texto registrado para sempre em um livro”, comemorou o estudante de apenas 10 anos de idade.

Ao lado de seus pais, o estudante Bruno Braga exibe com orgulho o diploma de primeiro colocado de sua categoria (Assimp Meriti/Luiz Alberto)

Bastante emocionada e orgulhosa pelos alunos, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e lazer, Eneila de Lucas, parabenizou os responsáveis pelo projeto e os estudantes participantes. “Esse é mais um momento singular dentro da educação do nosso município. É uma emoção muito grande estarmos aqui premiando esses nossos poetas. Alunos que terão seus textos eternizados nas páginas desse livro. É uma honra estar secretária de Educação neste momento e participar de todo esse cenário brilhante e maravilhoso. Parabéns aos nossos alunos”.

Também participaram da cerimônia os membros da Academia de Letras e Artes Meritiense, os pais e responsáveis dos alunos, além de diretores, professores, funcionários e estudantes de toda a Rede Municipal.

Câmara Municipal lotada para acompanhar a cerimônia de lançamento do livro (Assimp Meriti/Luiz Alberto)