A Prefeitura recebeu, nesta quinta-feira (27), três ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foram compradas com emendas parlamentares do prefeito Dr. João, quando este era deputado federal.

“Essa é a importância de o município ter um deputado comprometido com a sua cidade e as reais necessidades da população”, afirma o chefe do Executivo municipal.

No total, a base do Samu terá agora 10 ambulâncias para dar assistência ao atendimento de urgência e emergência no município e na Baixada Fluminense como um todo.

Base totalmente reformada

Em maio de 2017, o prefeito Dr. João reinaugurou a base do Samu. O prédio, que estava completamente destruído e com apenas uma ambulância em operação, foi todo reformado, com pintura e obras nas partes elétrica e hidráulica. Naquele momento, o serviço passou a contar com seis ambulâncias – sendo duas UTIs móveis. Em abril deste ano, o governo implantou o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), passando a contar com sete ambulâncias na frota.

O investimento constante se reflete em resultados. Em 2016, foram registrados 2.575 atendimentos pelos profissionais do Samu. Na nova gestão, em 2017, esse índice passou para 7.212 atendimentos, um aumento de 180%. Em 2018, até o mês de agosto, já foram atendidas 5.869 pessoas.

“Quanto mais investimentos fizermos no Samu, mais estaremos preparados e capacitados para salvar vidas“, destacou a secretária de Saúde, Marcia Lucas.