20/12/2021

Durante o final de semana, a Escola Municipal Jansen Pereira de Melo recebeu a 5ª edição do Festival Nacional da Arte Capoeira (Fenacap). O tema escolhido foi: “A preservação do meio ambiente para a continuidade da capoeira”. Cada edição visa debater assuntos que possam promover melhorias para todos. Com a capoeira não é diferente, já que boa parte de seus instrumentos são provenientes da natureza.

O evento contou com a participação de mestres consagrados e da Prefeitura de São João de Meriti que é parceira na ação. O Festival teve por objetivo mostrar ao meritiense o tamanho da riqueza e a importância da capoeira.

Da esquerda para a direita: Marcelo Faustino de Paula, mestre Zulu e André Luiz Mazoni, Secretário Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. Foto:  Beto Franzem

Marcelo Faustino de Paula, mais conhecido como mestre Zulu, nascido e criado no Morro do Conceito, em São João de Meriti, mora na França há quase uma década, idealizador desta edição do Festival, o capoeirista lançou, durante o encontro, o livro “Uma Aula de Lutas e Vitórias” e declarou: “Gostaria de agradecer ao nosso prefeito Drº João, ao deputado estadual Valdecy da Saúde e aos secretários Márcio Reis e André Mazzoni por toda ajuda prestada à realização de tudo isso. A Prefeitura de São João de Meriti foi parceira na realização desse evento. É muito importante o poder público caminhar juntamente com a sociedade civil, de estar alinhados para o bem da vida das pessoas da nossa cidade. Estamos fazendo história com a realização desse evento. Esse governo está dando exemplo para todo o Brasil, de como se faz políticas públicas para o bem da população.”

Roda de capoeira. Foto: Beto Franzem

O festival também contou com rodas culturais, confecção de instrumentos musicais, empreendedorismo cultural e a consagração de mestre capoeiristas. Essa foi uma edição especial, pois teve início na França e encerrou em Meriti. Recebeu alunos e mestres de diversos estados e países. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, André Mazzoni, destacou a importância desse evento na vida das crianças e adolescentes do município e Rodrigo Pit, líder de governo na Câmara, que representou o prefeito Dr. João durante o evento, destacou a importância da preservação da cultura afro-brasileira e parabenizou o mestre Zulu pelo importante papel social exercido no município.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>