8 de março de 2021

 

Hoje, 8/3, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de São João de Meriti, promoveu em no auditório do Meriti Previ, no Jardim Meriti, o evento Mulheres sem Rótulos com o lançamento do site Maria da Penha Virtual, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Da esquerda para a direita: Prefeito Dr. João; Almerinda de Carvalho, secretária de Assistência Social e Andréia Lacerda, secretária de Indústria e Comércio. Foto: Beto Oliveira

O objetivo é empoderar e conscientizar a população feminina sobre a importância de denunciar qualquer tipo de agressão que pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Ao longo da ação foi realizado um desfile de mulheres e uma performance musical.

A apresentação do app web foi ministrada pela juíza Renata Medina, da Vara de Violência Doméstica de São João de Meriti. A ferramenta implementada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) garante agilidade à vítima, pois basta preencher um formulário com seus dados através do link https://maria-penha-virtual.tjrj.jus.br/ e relatar o tipo de agressão sofrida. Automaticamente esse documento será encaminhado para o órgão responsável, tornando mais ágil a concessão da medida protetiva.

Vale ressaltar que em agosto será comemorado 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei n°11.340), considerada uma das três melhores leis do mundo para proteger mulheres contra a violência.

Da esquerda para a direita: Liliana Castro, superintendente do CEAM; Drª Malu, subsecretária de Saúde; Valdecy da Saúde, deputado estadual; prefeito Dr. João; Renata Medina, juíza da Vara de Violência Doméstica do Fórum de São João de Meriti; Ana Meriti, secretária de Trabalho e Renda; Márcia Real, subsecretária da Melhor Idade e Andréia Lacerda, secretária de Indústria e Comércio. Foto: Beto Oliveira

O evento contou com a presença do prefeito Dr. João, do deputado estadual Valdecy da Saúde, da secretária de Trabalho e Renda, Ana Meriti, da subsecretária da Melhor Idade, Márcia Real, da subsecretária de Saúde, Drª Malu, da secretária de Indústria e Comércio, Andréia Lacerda, da secretária de Assistência Social, Almerinda de Carvalho, da superintendente do CEAM, Liliana Castro e da juíza da Vara de Violência Doméstica do Fórum de São João de Meriti, Renata Medina.

O prefeito destacou a importância do trabalho realizado pelas mulheres e o quanto ele trabalha em prol desse grupo: “Gostaria de parabenizar vocês pela sabedoria, pelo espaço social e econômico que ocupam. Hoje, encontramos mulheres ocupando espaços que antes eram preenchidos apenas por homens, isso demonstra que estamos evoluindo”.

 

O município possui dois espaços exclusivos para o público feminino, sendo eles:

*Espaço Femina

É o serviço ambulatorial ligado ao Programa de Prevenção de Câncer e atende toda a população meritiense. O serviço é voltado para o diagnóstico e a prevenção da doença e conta com atendimento nas áreas de ginecologia, urologia, mastologia, pequenas cirurgias, estomatologia e oncologia, além de coleta de preventivo ginecológico, psicologia e fisioterapia pélvica.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no interior do Posto de Saúde de Vila São João.

*Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM)

É um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência, por meio da oferta de serviço de atendimento multidisciplinar. Promove atividades, oficinas, ações e cursos. Todos os atendimentos são realizados por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, nº 122, Vilar dos Teles. Mais informações pelo whatsapp (21) 96653-5883

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>