No evento foram eleitos delegados que irão representar o município na etapa estadual

São João de Meriti avançou em mais um passo para ingressar no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).  Profissionais de diversos setores governamentais e da sociedade civil participaram da 1a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, uma das etapas para a adesão. O encontro, promovido pela prefeitura, aconteceu na sexta-feira, 26 de julho, no Centro Cultural.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Sisan é um sistema público de gestão intersetorial e participava, que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover programas e ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em todo o território nacional.

A conferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Além da palestra magna com o tema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos, o encontro teve a leitura de propostas, que foram divididas em três eixos: Participação da Sociedade Civil na Construção da Democracia e do Sisan; Fortalecimento do Sisan e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional; e Situações Recorrentes de Violação do DHAA.

“O Estado do Rio de Janeiro possui seis municípios que aderiram ao Sisan, e queremos que São João de Meriti seja o sétimo. Nossa secretaria tem a engenheira agrônoma Michela Rocha, que nos adiantou em muita coisa. A primeira etapa concluímos com a realização desta conferência, agora precisamos montar nosso conselho, e depois formar a câmara intersetorial. Participar do Sisan é importante para que o município possa obter financiamentos, tendo condições para participais de editais. São João de Meriti consta no IBGE como 100% urbano, mas podemos trabalhar com projetos como horta urbana, por exemplo, entre outros”, explicou o secretário da pasta, Marcelo Rosa.

No final do evento foram eleitos seis delegados (quatro da sociedade civil e dois governamentais) que irão representar o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

26 de Julho de 2019

Fotos: Ronaldo Silva

 

Visitas: 557

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>