24 de julho de 2020.

Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado amanhã, dia 25 de julho, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial – SEMCULDHIR, realizou a entrega de Certificados de Reconhecimento àquelas mulheres que ativamente contribuem para uma sociedade melhor.

A ação ocorreu na última quinta-feira (23/7), no Centro de Atendimento à Mulher – CEAM, ao lado da sede da prefeitura e devido à pandemia do novo coronavírus, 13 dos 15 certificados foram entregues fora do evento, preservando a vida de todos os envolvidos.

A secretária da SEMCULDHIR, Ana Paula Rosa, falou sobre a data, “Tudo isso é de suma importância para nós, afinal nossa população feminina é composta majoritariamente por mulheres negras, e o que estamos fazendo aqui hoje é avivar a memória delas, ajudando a construir um futuro melhor para as novas gerações”, contou.

Na ocasião, o superintendente de política racial da pasta, Frei Altailton, mais conhecido como Frei Tatá, explicou que em São João de Meriti estão homenageando este ano Zeelândia Cândido, mulher negra, filha do marinheiro João Cândido, que é herói municipal e principal nome da Revolta da Chibata no início do século passado. “Zeelândia dedicou sua vida por um país mais justo, portanto, esta data é um dia de comemoração e reflexão, além de ser um desafio para as mulheres, para que busquem ser quem são”, disse o frei.

A vice-presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de São João de Meriti – Comira, Maria da Fé, explicou que reverenciar tais mulheres é um resgate do papel delas no município. “Nós mulheres, precisamos avançar e evoluir, não podemos retroceder”, afirmou.

Ela destaca ainda que Zeelândia Cândido contribuiu em muitas das criações sociais da cidade e que a ideia do evento é valorizar as mulheres, especialmente as negras, que, atuando como professoras, enfermeiras, advogadas e em outros setores da sociedade, mostram que há espaço para todas.

A secretaria, por meio da Superintendência da Mulher, realiza cursos e parcerias para capacitação das mulheres, a fim de estimular o empreendedorismo feminino e promovendo autonomia das mulheres.


O CEAM funciona na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud,122 – Vilar dos Teles, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações pelos telefones 2651-1198 e 2662-7626.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>