Público-alvo são idosos, mulheres, crianças e jovens

Diversas atividades gratuitas são oferecidas para a população de São João de Meriti no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Éden. Os serviços incluem palestras com diferentes temas, como massoterapia, nutrição, direitos, deveres e violência. A unidade, que é da Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura, funciona na rua Ana Brito da Silva, 2.470, no bairro do mesmo nome.

CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social que é responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e de risco social dos municípios.

São João de Meriti possui quatro CRAS. Cada um atende moradores dos bairros do entorno. O CRAS Éden tem cobertura nas áreas de Vila Amorim, Vila Norma, São Mateus, Vila União, Gato Preto, Fazenda Carrapato, Bairro Peixoto, Parque São Nicolau, Vila Tiradentes, Agostinho Porto, Éden, Bacia de Éden, Parque São Judas Tadeu, Bairro Fronteira, Grande Rio, Vila Zulmira, Parque Fluminense, Vila Humaitá, Tomazinho, Jardim Itapuã, Engenheiro Belford, Coelho da Rocha e Jardim Heliópolis.

No CRAS Éden são oferecidas atividades para idosos, mulheres, crianças e jovens. A unidade funciona com dois psicólogos, dois assistentes sociais, dois administrativos e um orientador social. Às quintas-feiras são realizadas visitas domiciliares para realização do cadastro único para deficientes físicos, idosos acamados e crianças com microcefalia das famílias referenciadas. Os profissionais também realizam palestras em escolas para os jovens. E para os idosos e mulheres há diversas outras atividades.

“Realizamos um planejamento anual com todas as atividades para os quatro grupos. Os idosos é que escolhem que tipo de assunto querem debater nas palestras. Temos diversas outras atribuições também. Aqui é feito o primeiro contato para o cadastramento do CAD único para as famílias dos bairros atendidos. Para isso primeiro é preciso fazer o agendamento para entrevista aqui mesmo”, explica a coordenadora do CRAS Éden, Kelly Cristina da Costa Araújo.

Confira os endereços dos demais CRAS de São João de Meriti. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h:

CRAS Íris: Rua Copacabana, 50 – Jardim Íris.

CRAS Vila São José: Avenida Comendador Telles, 3199 – casa 02 – Vila São José.

CRAS Centro: Rua São João Batista, 742 – Centro.

 

18 de setembro de 2019

Fotos: Beto Franzem

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>