As crianças que participarem da Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira (7), a partir das 10h, no Ciep 180, vão aprender a fazer hortas verticais. A técnica permite que as plantas cresçam verticalmente, penduradas em suportes longe do chão, economizando espaço. O dia também terá oficinas de grafite e aula de rap, além de dicas para reaproveitar material reciclado. Nos dois primeiros dias do evento, alunos e professores usaram materiais recicláveis, como garrafa pet e caixa de leite para criar formas geométricas e brinquedos didáticos que depois poderão ser usados pela escola.

Preservar o futuro

Desde que começou, na segunda-feira (5), a Semana do Meio Ambiente está mobilizando não apenas crianças e educadores, mas também ambientalistas. Foram dois dias de debates no auditório do Meriti Previ, conduzidos pelo secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Sidarta Venda.

Na abertura, os palestrantes Roberto Rocco, Ricardo Harduim e Mara Afetian participaram do seminário “Preservando o Futuro, Cuidando do Presente“. Os temas giraram em torno da educação ambiental, mudanças climáticas, objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além dos avanços e retrocessos da Agenda 21.

Roberto Rocco lamentou que a Agenda 21 não seja prioridade nos dias de hoje, mas convocou cada um a fazer a sua parte. “Nós podemos montar nossa agenda de compromisso dentro da nossa casa, que pode fazer a diferença pra gente e para aqueles que ainda não nasceram“, afirmou.

Na terça-feira (6), a preocupação com resíduos sólidos foi o tema das palestras realizadas por Carlos Favorreto, Antonio Marcos Barreto, Mario Edson Carvalho e Cristina Artesã. Os especialistas discutiram questões sobre o manejo adequado da fauna e flora na realização de grandes obras, os cuidados necessários para o transporte de resíduos perigosos – de maneira que não traga perigo à saúde ou danos ao patrimônio público nem ao meio ambiente, além de temas ligados à reciclagem, economia criativa e solidária e as singularidades e responsabilidades de uma concessionaria de resíduos sólidos.

Na quinta-feira (8), a programação inclui plantio de mudas e trilhas no Parque Natural Municipal Jardim Jurema e atividades educativas no Ciep 180.

Visitas: 79

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>