As escolas da rede municipal estão mobilizadas na segunda etapa do projeto Soletrando 2028. Nesta fase, foram definidos os melhores soletradores de cada escola municipal que participa do PCF (Programa de Correção de Fluxo): pró alfabetização, acelera e alunos com distorção série-idade inseridos nas turmas regulares do Ensino Fundamental anos iniciais. (Resolução n. 01/2018).

O maior pontuador na soletração vai representar a sua escola na final, que será no dia 25 de Setembro.

Entre os objetivos do projeto Soletrando 2, destacam-se a importância em compreender a ortografia, significado e oralidade das palavras que estão inseridas no cotidiano dos participantes e o compromisso com o seu desenvolvimento educativo.