Os alunos da Escola Municipal Aderito Gomes Gouveia fizeram uma visita guiada ao Circo Escola Benjamim de Oliveira, da ONG Se Essa Rua Fosse Minha, no Parque municipal de Eventos, na Venda Velha. A garotada teve a oportunidade de conhecer de perto a arte circense. Foi um dia de muita diversão e aprendizado. Alguns até se arriscaram nas acrobacias ou no picadeiro. A atividade faz parte do projeto Rolé Meriti, que tem a proposta de resgatar e mapear monumentos históricos e culturais da cidade. Neste projeto, os alunos são protagonistas no processo de construção do conhecimento relativo à história local.

“O Rolé Meriti tem nos dado a possibilidade de troca com outras escolas. Ainda não havíamos feito essas atividades. Nossos educandos ganham ao receber a escola e praticar a acolhida e os alunos ganham muito por terem a oportunidade de experimentar o novo”, afirmou Erika Glória, coordenadora pedagógica da Ong Se Essa Rua Fosse Minha.

Para o secretário de Educação, Bruno Correia, o projeto é importante porque ajuda a desenvolver na criança noções de cidadania. “É uma iniciativa que promove nos alunos a percepção das mudanças históricas de São João de Meriti, incentivando o despertar e reflexão sobre o ambiente em que vivem”, acrescenta.

O Projeto Rolé Meriti – Memória em Arte foi lançado no dia 11 de maio deste ano pela Secretaria municipal de Educação. O programa envolve professores de história, geografia, artes e religião, além dos diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino. Estão no roteiro locais como o Horto Botânico Meritiense e a Casa da Grota, residência que foi uma fazenda de propriedade da tradicional família de Antônio Teles de Menezes, ambos na Venda Velha.