13 de dezembro de 2021.

Hoje, 13/12, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de São João de Meriti promoveu em parceria com a Defensoria Pública, no Fórum do município, no Jardim Meriti, uma palestra sobre violência doméstica. O objetivo foi incentivar e conscientizar a população feminina sobre a importância de denunciar agressões que são classificadas como físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

Da esquerda para direita: defensora pública, Fernanda Lima; juíza da Vara de Violência Doméstica, Renata Medina e a defensora pública, Sabrina Carvalho. Foto: Gabriel Lopes

A palestra foi ministrada pela juíza Renata Medina, pelas defensoras Fernanda Lima e Sabrina Carvalho e contou com a participação de mulheres que já possuem medida protetiva decretada.

A juíza Renata Medina, da vara de Violência Doméstica de São João de Meriti destacou: “A importância das mulheres quebrarem esse ciclo, é o fato delas já terem sofrido algum tipo de violência e essa ação visa mostrar a elas que temos uma rede disposta a ajudá-las a romper o silêncio.”

Vale destacar que agosto comemorou-se 15 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei n°11.340), considerada como uma das três maiores legislações do mundo na luta contra a violência. Muitas vezes as mulheres se calam por medo de sofrer represálias e continuam se submetendo a relacionamentos arriscados.

Diana Jacob, advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) destacou a importância da atuação multidisciplinar da equipe do CEAM, nos trabalhos prestados à população notificada como vítima de violência.

Diana Jacob, advogada do CEAM. Foto: Gabriel Lopes

Muitas mulheres têm dificuldades de romper o relacionamento abusivo, pois possuem uma falsa noção de que violência é só quando passam por algum tipo de agressão física.

Não se cale se você está sofrendo qualquer tipo de violência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>