27 de agosto de 2022

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação, realizou a V Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles. O tema escolhido foi: Diretrizes para uma Política Cultural Inclusiva e Integrada. A ação contou com apresentações culturais, exposição de quadros artísticos e roda de poesia.

Exposição de quadros artísticos. Foto: Deborah Vitória

“Promover a Cultura aqui em Meriti é de suma importância. Durante muito tempo nossa pasta ficou esquecida, mas agora fazemos parte de uma gestão que tem se dedicado e apresentado um excelente trabalho à população. Não posso deixar de agradecer ao prefeito Dr. João por não medir esforços na hora de abraçar nossas pautas”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Roberta Queiroz.

Ao longo do evento foi realizada a leitura, a votação e a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O debate foi dividido em quatro subtemas: Institucionalização e Marcos Legais da Cultura, Diversidade Cultural, Acessibilidade e Sustentabilidade, Dimensões: Social, Econômica, Ambiental e Cultural. Foram eleitas as seis instituições e os dois representantes que ficaram responsáveis pelo Conselho Municipal de Cultura durante os anos de 2023 e 2024.

Apresentação cultural. Foto:Deborah Vitória

A representante da sociedade civil, Nilma Reis, falou do evento: “Hoje aqui apresentamos nossas demandas em relação ao regimento interno da Cultura, renovamos o plano e elegemos o novo conselho. Parabenizo a toda equipe técnica e aos artistas que agora compõem o Conselho Municipal de Cultura. É gratificante ver a atuação do governo, a representatividade e cada segmento cultural do município.”

Participaram da conferência a secretária de Assistência Social Almerinda de Carvalho, o secretário de Educação José Carlos, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Marcos Paulo da Silva, a subsecretária municipal de Turismo Miriam Rodrigues, o cineasta e escritor Ricardo Rodrigues e representantes da sociedade civil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>