14 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Casa Civil, realizou na manhã desta segunda-feira, 14/2, das 9h às 12h, no auditório do Meriti Previ, o simpósio “As Casas de Religiões Afrodescendentes e suas Obrigações Legais”. O encontro contou com a presença do prefeito, Dr. João, do deputado estadual Valdecy da Saúde e de algumas lideranças políticas locais. A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros, Dr. Gilberto Garcia.

Da esquerda para a direita: Pastor, Marcio Brasil; Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa; Secretário de Casa Civil, Jerry Barreto; Vereador, Rodrigo Pit; Presidente da Comissão de Direito e Liberdae Religiosa, Dr. Gilberto Garcia; Vereador, Dudu Padrinho; Prefeito, Dr. João; Deputado Estadual, Valdecy da Saúde; Secretário Executivo, Márcio Reis; Secretário de Fazenda, Oswalmir Pacheco e o Secretário de Defesa Civil, Evalder Perini. Foto: Beto Oliveira

O encontro tem por objetivo orientar o público-alvo sobre os direitos previstos em lei para as instituições religiosas. Também foi trabalhada a representatividade das religiões de matrizes afrodescendentes, a busca por igualdade perante as demais religiões e a importância da legalização das casas religiosas.

Vereador, Dudu Padrinho e o Prefeito, Dr. João. Foto:Beto Oliveira

O prefeito Dr. João em sua breve fala destacou a importância de trabalhar essa temática com todas as religiões e se comprometeu em realizar um mapeamento das crenças existentes entre a população para criar uma Superintendência que represente todos os segmentos religiosos. “Essa reunião é inédita na história de nosso município, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos”.

O vereador Dudu Padrinho, um dos idealizadores do evento, falou sobre a importância de quebrar os tabus e o preconceito sobre religiões ligadas às matrizes africanas.