30 de maio de 2022

Em 12 de maio é celebrado o Dia da Enfermagem e, em 20 de maio, o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Por ocasião das datas, a Coordenação do Serviço de Enfermagem da Secretaria de Saúde de São João de Meriti realizou hoje (30) uma tarde de homenagens voltadas para a promoção da visibilidade do trabalho desses profissionais.

“A Enfermagem precisa ser reconhecida todo o tempo. Com a pandemia, a população pode comprovar que foi a área da saúde que não recuou e ficou o tempo todo na linha de frente, colocando suas vidas em risco, para salvar a nossa. Mais do que justa essa homenagem!”, declarou a médica e subsecretária da pasta, Dra. Malu.

Dra. Malu, subsecretária municipal de Saúde. Foto: Beto Oliveira

O evento contou com a participação de parte do quadro de profissionais da saúde da rede municipal, além de estudantes de cinco cursos técnicos que ficam em São João de Meriti.

Para o exercício regulamentado da profissão é necessário frequentar o curso de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do estado. Pela exigência da qualificação, ser enfermeiro é estudar acreditando na ciência. A Enfermagem pode e deve ser admirada como uma arte: a de ser sensível e poder perceber, cuidar e ouvir o outro.

Estudante do curso técnico de enfermagem, Vanessa Oliveira, de 27 anos. Foto: Beto Oliveira

Estudante do curso técnico de enfermagem, Vanessa Oliveira, de 27 anos, se emociona ao falar de sua escolha e do quanto esse sonho é presente em sua vida: “Eu escolhi Enfermagem porque perdi a minha vó por motivos de saúde. O que me deixou mais triste foi vê-la precisar de ajuda e não saber como ajudá-la. A Enfermagem, além do cuidado, nos faz enxergar que o próximo que cuidamos “é o amor de alguém”, por isso, todo cuidado é pouco. A empatia é o nosso conceito fundamental”.

A Secretaria de Saúde considera esses momentos como fundamentais para demonstrar reconhecimento e gratidão ao trabalho desempenhado por esse time que acolhe nossa população com tanto carinho e respeito.