No Dia Internacional Contra a Homofobia, a Prefeitura de São João de Meriti e o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizaram o 1º Seminário Estadual de Combate à LGBTFOBIA, no auditório do Colégio Fluminense, em Vilar dos Teles. O objetivo do encontro foi debater o preconceito e promover o respeito.

“No exercício da profissão médica já assisti a todo tipo de agressividade que um ser humano é capaz de ter com seu igual, incluindo muitos casos de homossexuais que foram violentados. Eu não poderia recusar um debate com este tema, tão humano e onde o preconceito precisa ser combatido”, declarou o prefeito Dr. João.

O secretário estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Nunes, agradeceu a coragem do prefeito em abrir as portas do município para uma pauta que ainda enfrenta muito preconceito na sociedade e opinião pública.

“Ouço muito falar em tolerância às diversidades, mas elas não precisam ser toleradas e sim respeitadas”, afirmou Átila Nunes.

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes também o vice-prefeito Gelson Azevedo, o coordenador do Rio sem Homofobia, Fabiano Abreu, além dos secretários municipais Bruno Correia, de Educação, Ruth Juberg, de Urbanismo, e o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa. A segunda foi composta por militantes e profissionais da área, que ressaltaram a importância da ajuda do governo para debater o tema na luta contra a homofobia.