13 de setembro de 2022

Ontem e hoje, 12 e 13 de setembro, foi realizado o Projeto Defesa Civil nas Escolas. Os profissionais da pasta visitam as unidades escolares para ensinar técnicas de primeiros socorros aos alunos e explicar o papel das sirenes em caso de muita chuva e desastres naturais. Também conversam sobre o risco de manusear animais peçonhentos. Desta vez, a ação foi na Escola Municipal Valério Vilas Boas, no Jardim Íris.

Alunos. Foto: Edgar Maciel

O geólogo da Defesa Civil de Meriti, Rafael Sousa destacou a importância das ações e a escolha das unidades educacionais: “Queremos compartilhar conhecimento. É preciso trabalhar esse tema na escola, pois aqui preparamos nossas crianças para que tenham essa noção desde pequenos e ao longo da vida possam repassar para outras pessoas. O objetivo é que nossas comunidades estejam cada vez mais seguras e protegidas contra os riscos.”

Da esquerda para a direita: Ricardo Tostes, agente especialista; Nathália Silva, meteorologista; Bárbara Lewis, meteorologista; Rafael Santos de Sousa, geólogo; Thiago Ferreira, agente especialista e Marcio Curvelo, jornalista.

O encontro visa ensinar as crianças a como se proteger em caso de desastres naturais e o que fazer para evitá-los ou minimizar suas consequências para transformar os pequenos em compartilhadores de informações. As ações ocorrem em escolas próximas a áreas de risco e seguirá ao longo de todo o ano.

“Aprendi que não devemos tocar em animais peçonhentos, pois eles são perigosos e a importância de buscar um lugar seguro em caso de chuvas. É primeira vez que participo de uma aula assim”, afirmou a aluna Gabrielly Oliveira, 10 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>