5 de setembro de 2022

Hoje e amanhã, 5 e 6 outubro, a Defesa Civil de São João de Meriti, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma edição do Projeto Defesa Civil nas Escolas. Os profissionais da pasta e agentes do Corpo de Bombeiros visitam as unidades escolares para ensinar técnicas de primeiros socorros aos alunos e explicar o papel das sirenes em caso de muita chuva e desastres naturais. Também conversam sobre o risco de manusear animais peçonhentos. Desta vez, a ação é na Escola Municipal Henfil, Chico e Betinho, na Vila São José.

“O objetivo é compartilhar conhecimento para que nossas comunidades estejam cada vez mais seguras e protegidas contra os riscos. Não posso deixar de agradecer ao prefeito Dr. João e ao secretário de Educação José Carlos por não medirem esforços na hora de abraçarem nossas demandas”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Evalder Perini.

Agentes do Corpo de Bombeiros de São João de Meriti e a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Foto: Edgar Maciel

A diretora da escola, Elisa Silva, destacou: “O treinamento é fundamental para os alunos e, principalmente, para nós professores. Manter a calma e tomar a atitude correta, tudo isso é importante para salvar as pessoas em casos de incidentes. Eles estão satisfeitos com todo o conteúdo aprendido.”

O encontro visa ensinar as crianças a como se proteger em caso de sufocamento, de desastres naturais e quais atitudes adotar em caso de contato com animais peçonhentos. O objetivo é evitar ou minimizar os danos causados pelos incidentes e transformar os pequenos em compartilhadores de informações. As ações ocorrem, sempre, em escolas próximas a áreas de risco.

A aluna Rebeca Santana, 11 anos, falou sobre as informações recebidas: “Aprendi muitas coisas que vou levar para minha vida e conversar com meus pais e amigos. Falaram que não devemos tocar em animais peçonhentos, técnicas de primeiros socorros e como desengasgar um bebê. É primeira vez que participo de uma aula assim”, afirmou.

A ação contou com a participação de agentes do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João de Meriti (DBM 1/14).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>