25 de março de 2021.

A fim de planejar o futuro da cidade para os próximos 10 anos, a Prefeitura de São João de Meriti realizou nesta quinta-feira (25), a audiência pública de revisão do Plano Diretor.

O objetivo é direcionar o desenvolvimento do município e tratar de todos os aspectos mais importantes, como social, econômico e físico, colocando em prática toda a discussão feita nos últimos dois anos em reuniões realizadas em diversos bairros da cidade.

Em outras palavras, o Plano Diretor é uma lei (Lei Complementar Nº 089, de 21 de novembro de 2006), que tem como objetivo rever o futuro de São João de Meriti para os próximos 10 anos, com a missão de fazer uma cidade mais justa para todos. Ele é conduzido pela prefeitura, com participação da população e aprovado pela Câmara dos Vereadores.

Devido à pandemia de covid-19, a participação presencial foi reduzida, entretanto, a população pôde acompanhar e interagir de forma on-line (confira o vídeo aqui).

Acompanhado de representantes da sociedade civil, dos vereadores, e dos secretários municipais, o prefeito da cidade, Dr. João Ferreira Neto, começou falando sobre as peculiaridades da cidade, que é altamente urbanizada, com forte crescimento irregular, falta de área verde e a dependência de verbas estaduais e federais.

“O Plano Diretor vem esclarecer e nortear muita coisa, transmitindo o sentimento e o desejo da população, além de quais as transformações e benefícios que ela quer para a cidade. O plano é trabalhoso, requer muitas horas, estudos e planejamentos. Então, agradeço a toda equipe envolvida”, disse o chefe do executivo municipal.

O secretário de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação, Leandro Luiz, destacou que sempre teve o apoio do Legislativo. “Foram dois anos de participação popular e, no próximo mês, traremos o plano final para discussão e votação na câmara. Na prática queremos transformar isso tudo em leis e projetos para a cidade. Esperamos com isso que haja consenso para que possamos definir um plano de desenvolvimento para o município”, disse o secretário.

Com participação da sociedade civil e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, foram abordados temas como mobilidade, cultura, meio ambiente, economia, geografia do município, entre outros. Todo o material pode ser conferido neste vídeo.

A próxima audiência pública está marcada para o dia 29 de abril, também na Câmara Municipal de Vereadores de São João de Meriti e para envio de sugestões encaminhe seu e-mail para: semcareuh.habitacao@gmail.com até o dia 16 de abril de 2021.

Arquivos

Transmissão da audiência 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>