A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Prevenção ao Câncer, realizou nesta manhã (16) uma palestra para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. A ação, que ocorreu no 2º andar do PAM Meriti, faz parte de uma série de atividades que estão ocorrendo em comemoração à campanha do Outubro Rosa.

A palestra ministrada pela médica e coordenadora do programa, Christina Fidalgo, falou sobre a necessidade da realização do autoexame, da regularidade de exames clínicos e da mamografia, além dos procedimentos que contribuem para a prevenção como uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a restrição ao consumo de álcool e de cigarro, entre outros.

O evento contou ainda com depoimentos de mulheres que venceram a doença. Para Maria Aparecida, 53 anos, conversa e acolhimento são fundamentais para o tratamento.

“O ano de 2013 foi muito difícil para mim, em 2014 senti uma dor na mama, fiz o autoexame e não detectei nada; mesmo assim, o médico pediu exames e, após a realização da biópsia, descobri o câncer. O primeiro momento é de muito medo, mas com a ajuda da equipe médica e dos depoimentos das pessoas que passaram por isso, fui encorajada a lutar contra o problema e a cumprir rigorosamente o tratamento. Eu consegui”, afirmou.

Fotos Beto Franzen

16 de outubro de 2019

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *