Palestras com orientações valiosas sobre prevenção contra o câncer de mama marcaram a abertura oficial da mobilização pelo Outubro Rosa, na tarde desta quarta-feira (4), no auditório do Meriti Previ. Participaram da mesa de abertura as secretárias de Saúde, Marcia Lucas e de Esportes, Eliete Mica; o subsecretário de Saúde, Bruno de Castro, a coordenadora do ESF, enfermeira Rose; a Superintendente da Mulher, Rosi Leite; o coordenador de Atenção Oncológica do município, Dr. Belizário Pereira e o mastologista Benedito de Souza.

“Fico feliz ao ver tantas mulheres aqui presentes, interessadas em aprender sobre o câncer de mama, que tem maior chance de cura quando descoberto no início. Eu passei por uma experiência recente. Minha irmã teve a doença, fez quimioterapia, perdeu o cabelo, mas teve todo o carinho e apoio da família. Hoje, ela está bem”, afirmou Marcia Lucas.

Autoexame e mamografia

Dr. Benedito de Souza, o primeiro palestrante, conversou sobre prevenção. O mastologista ensinou a fazer o autoexame e explicou que o procedimento é fundamental, como complemento dos cuidados com a mama. “Toda mulher tem que saber fazer o autoexame. É um exame que serve de alerta para procurar ajuda médica”, disse o especialista.

Dr. Benedito ressaltou, no entanto, que o autoexame não substitui a mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, exceto para mulheres com histórico da doença na família, que devem começar a rotina anual a partir dos 35 anos. “O exame tem que ser de boa qualidade. Na boa mamografia, o peito fica comprimido igual a um hambúrguer. Se não comprimir, o resultado pode ficar comprometido”, orientou.

Mundança de postura

Dr. Belizário contou como é o atendimento à população no Centro de Atenção Oncológica, que fica no PAM Meriti. Chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer, seja ele qual for. E sugeriu uma mudança de postura em relação à vida. “A doença também é construída por nós. Não devemos nos culpar, mas precisamos assumir essa responsabilidade. E o que pode ser feito? Uma alimentação adequada, a ingestão de água de boa qualidade e, acima de tudo, manter o pensamento positivo. O câncer quando chega traz o estigma da morte e da dor. Esse medo precisa ser desfeito. Quando eu recebo um paciente, digo que ele pode contar comigo. As pessoas precisam deste apoio, que é fundamental para a recuperação”, afirma o médico.

Próximos eventos

A Semana de mobilização do Outubro Rosa continua nesta quinta-feira (5), na Praça da Matriz. Uma unidade móvel terá especialistas fazendo exame gratuito da mama, de 9h às 15h. Os casos suspeitos serão encaminhados para exames mais detalhados. No sábado, acontece a Caminhada Rosa, com concentração na Praça da Prefeitura, às 9h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *