Meriti inicia revisão de Plano Diretor

Primeira reunião teve presença de representantes da ONU
São João de Meriti terá o seu Plano Diretor revisto. Ontem, 29 de agosto, foi realizada a primeira oficina interna sobre o tema. A iniciativa foi da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação. O evento aconteceu no auditório do PAM Meriti e contou com a presença de representantes da ONU Habitat (é agência da ONU com ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos)
“O Plano Diretor tem que ser revisto a cada dez anos, como é previsto no Estatuto da Cidade; mas, quando assumimos em 2017, vimos que o plano do município deveria ter sido revisto em 2016, e isto não aconteceu. Hoje estamos realizando a primeira oficina interna, com representantes de diversas secretarias municipais. Os próximos passos serão encontros com vários setores da sociedade. É hora de pensar, de refletir como estamos construindo a cidade. E para realizarmos um plano de desenvolvimento urbano integrado, convidamos a ONU Habit, que irá falar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sobre a Agenda 2030, além de um especialista no assunto”, explicou a secretária municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação, Maria Gabriela Bessa.
O evento contou com a presença de Alain Grimard e Laura Collazos, representantes da ONU Habitat, e de Vicente de Paula Loureiro, especialista em desenvolvimento urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro.
“O centro de São João de Meriti, juntamente com a Pavuna, formam uma centralização muito dinâmica, com comércio e transportes com conexão especialmente para as cidades vizinhas. E Meriti, por sua densidade demográfica, se diferencia de outras cidades, servindo de modelo para estudos dessa situação. Apesar de que é preciso resolver os gargalos de infraestrutura e equipamentos sociais, esta cidade tem muito a ensinar”, destacou Vicente Loureiro.
“Os municípios são muito mais importantes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do que os grandes governos, pois são estes que tratam dos serviços diretos à população. Por isso é fundamental que o Plano Diretor esteja alinhado com os ODS”, completou Alain Grimard.
30 de Agosto de 2019
Fotos: Beto Franzen