25 de novembro de 2022

Em busca da promoção social e da inclusão, a Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti inaugurou o laboratório de ciências para deficientes auditivos. O equipamento, que funciona há um mês, faz parte do Projeto Surdos e a oficina funciona, uma vez por semana, na Escola Municipal Dr. Getúlio de Moura, no Parque Tietê.

Aluna do projeto. Foto: Débora Vitória

O projeto é uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que trabalha junto à secretaria para oferecer aos alunos surdos da rede a oportunidade de vivenciar o estudo de ciências de maneira divertida. Antes, para estudar a matéria, os alunos tinham de se deslocar até a Ilha do Fundão.

Secretário Municipal de Educação José Carlos. Foto: Débora Vitória

O secretário da pasta, José Carlos, destacou a importância do laboratório: “Estamos sempre abertos para receber projetos como esse, em que esses alunos encontrarão ensino de qualidade e inclusão. Um dos compromissos da nossa gestão é não deixar ninguém para trás. E eu só tenho que agradecer a oportunidade de poder trabalhar ao lado do prefeito Dr. João e do deputado estadual Valdecy da Saúde que têm feito muito em prol da inclusão em Meriti”.

Professora Márcia Reis, chefe da Educação Especial no município e alunos. Foto: Débora Vitória

O curso foi totalmente planejado e possui por missão possibilitar e facilitar o processo inclusivo com metodologia direcionada aos alunos. São João de Meriti possui cerca de 30 deficientes auditivos matriculados na rede municipal. Os participantes foram selecionados por meio de um levantamento realizado pelas unidades escolares em que estão matriculados.

“Promover uma educação inclusiva e participativa é de suma importância para o desenvolvimento acadêmico desses alunos. O prefeito Dr. João sempre teve um olhar diferenciado para a Educação. A concretização desse projeto era um desejo antigo e agora se tornou realidade”, destacou a professora Márcia Reis, chefe da Educação Especial no município.