É importante prevenir o câncer de próstata. Pensando nisso, a Prefeitura de São João, através da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta sexta-feira, o “Futebol azul”, na Vila Olímpica, no bairro Grande Rio, que teve como objetivo atrair os homens para um assunto de extrema importância. A ação fez parte da campanha “Novembro Azul – São João contra o Câncer de Próstata”.

“Se descoberto na fase inicial, o câncer tem grandes chances de cura. É muito importante que esta campanha seja aderida por todos”, comentou o prefeito Dr. João: “Os homens costumam ter resistência a médicos e é fundamental a conscientização”.

De acordo com a secretária de Saúde, Marcia Lucas, a prevenção acontece o ano inteiro:

“O mês de novembro é para enfatizar e lembrar o quanto é necessário fazer os exames”.

Como se prevenir

O exame é muito simples. Consta da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, EAS (Elementos e Sedimentos Anormais) na urina, ultrassonografia (USG) e o toque retal. O PAM Meriti fará exames PSA entre os dias 21 e 30 de novembro, de segunda a quinta-feira. Homens acima de 40 anos e com histórico familiar de câncer de próstata devem procurar um médico. Para realização do exame, o paciente deve estar em jejum, em abstinência sexual há três dias e evitar andar de bicicleta e realizar atividades físicas.

Haverá, também, no PAM, encaminhamento para consulta com urologista, quando necessário. As palestras sobre a prevenção da doença serão realizadas no auditório da unidade nos dias 22 e 27 de novembro, às 13h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>