13 de abril de 2022

A Etapa Municipal da IV Conferência Nacional de Educação CONAE-2022 do Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034) ocorreu ontem, 12/4, no CIEP 132 Municipalizado São João Bosco. O tema do encontro foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” em que foram discutidos os rumos da educação brasileira para os próximos 10 anos foram discutidos na reunião.

Secretário Municipal de Educação José Carlos. Foto: Beto Oliveira

“Temos inúmeras possibilidades de proporcionar aos nossos alunos algo totalmente inédito. A pandemia fez com que a educação se reinventasse. Meu desejo é que São João de Meriti possa dar uma grande contribuição para a educação do nosso país”, afirmou o secretário de Educação José Carlos.

Público presente. Foto: Beto Oliveira

O PNE está em vigor desde 2014 e, em todo o país, apenas cinco das 20 metas foram parcialmente cumpridas. A expectativa dos educadores é que esse novo plano possa contribuir para a construção de uma educação pública mais inclusiva, mais equitativa e de qualidade para todos.

Da esquerda para a direita: Keila Carvalho, Coordenadora de Gestão Democrática ; Áurea Lobo, Superintendente de Educação; Drª Malu, Subsecretária de Saúde; Carla de Souza, Diretora Geral do CIEP 132; Rosemary Lyrio, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Subsecretária Municipal de Educação; Valdecy da Saúde, Deputado Estadual e José Carlos, Secretário Municipal de Educação. Foto: Beto Oliveira

O encontro reuniu cerca de 170 pessoas entre delegados, coordenadores e organizadores do setor. Vale ressaltar que o Plano Nacional de Educação é de responsabilidade do Ministério da Educação e que os municípios podem contribuir com suas perspectivas para a educação nacional.